Segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012 - 18h09
A advocacia de Rondônia acaba de ganhar 144 novos profissionais. Esses novos bacharéis foram aprovados no Exame de Ordem e agora, com a prestação do compromisso e o recebimento da carteira da Ordem dos Advogados do Brasil, estão habilitados a exercer a advocacia. Foi uma tarde/noite de muita emoção para os novos advogados, seus familiares e amigos que lotaram o auditório e demais dependências da OAB, na sexta-feira, dia 10.
A solenidade começou com a apresentação de um vídeo institucional mostrando as principais ações da instituição em defesa da advocacia e da cidadania e seguiu com palestra sobre a importância das prerrogativas, proferida pelo presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas, advogado Aurimar Lacouth, abordando os casos em que o advogado deve recorrer à Ordem para pedir proteção e como o advogado deve se comportar para obter o respeito de seus colegas de trabalho, de seus clientes e do Judiciário.
Escolhido para falar em nome de todos que estavam recebendo a credencial da OAB, o jovem advogado Eduardo Augusto Ceccatto destacou o apoio da família e dos amigos, sobretudo nas horas mais difíceis durante o curso; falou da alegria de estar sobrepondo mais um obstáculo rumo ao mercado de trabalho e do orgulho de passar a integrar uma instituição renomada como a OAB. “Por tudo que vimos no vídeo e pelo muito que já conheço da OAB posso dizer que é uma honra para todos nós dizermos, a partir de agora, que pertencemos à Ordem. E devemos fazer de tudo para honrar esse título de advogado”, disse Eduardo Ceccatto.
Ex-presidente da seccional Rondônia da OAB e conselheiro federal, o advogado Orestes Muniz reforçou a fala de Aurimar Lacouth sobre prerrogativas, lembrando que é uma cláusula centenária. Desde os primórdios do direito anglo-saxão, segundo Orestes Muniz, já se editavam normas ou leis que davam garantia ao advogado ou que fosse nomeado para fazer a defesa de outrem.
O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (Caaro), José Bandeira Gomes Filho, deu as boas vindas aos novos advogados e os convidou a integrar as comissões da OAB, onde eles terão oportunidade de agregar experiência e trabalho em prol da sociedade.
Evocando Rui Barbosa
Citando um autor americano que escreveu uma obra com o título “Justiça é fazer a coisa certa” - ‘que vem a calhar com o contexto desta sessão solene’ -, o vice-presidente da OAB Rondônia, Ivan Francisco Machiavelli mandou uma mensagem aos mais novos colegas de profissão: “Nobres advogados que iniciam a caminhada. Esta é a vossa casa, mas, para que os senhores sintam-se em casa devem atender às convocações anteriores e participar ativamente das atividades da OAB. Devem ter seus cadastros em dias e atualizados para que possam usufruir de convênios e benefícios que a OAB pode lhes proporcionar. Os senhores fazem parte da 4ª OAB com a anuidade mais barata e que não é reajustada há nove anos. Temos uma dedicada Comissão de Seleção e Habilitação que proporcionou a antecipação da entrega das credenciais para hoje. Temos um site com diversas informações importantes”, disse.
Com a experiência de quem já está há mais de 20 anos ralando a barriga no balcão da Justiça, Machiavelli lembrou aos novos profissionais que “não basta o efêmero sucesso em algumas etapas da vida, mas sim ter o discernimento para enfrentar com sabedoria os desafios do dia-a-dia que a vida nos impõe. A vida não teria o menor sentido se não nos propuséssemos a ser úteis a nós mesmos e à sociedade”, reiterou.
Machiavelli buscou inspiração nas memórias do lendário Rui Barbosa uma motivação aos novos advogados: “nós que escolhemos a advocacia não podemos pensar que ela gera ganhos instantâneos como o toque de Midas”, aconselhou.
A sessão solene para tomada do termo de compromisso e entrega de credenciais da OAB, liderada pelo presidente da OAB Rondônia, Hélio Vieira, contou com a participação do secretário-geral, Juraci Jorge da Silva; do tesoureiro Laércio Batista de Lima; dos conselheiros federais Orestes Muniz e Celso Ceccatto; do diretor da Escola Superior de Advocacia, Irineu Vicente das Silva; do presidente da Comissão de Exame de Ordem, Marcos Araújo; do presidente da Comissão de Seleção e Habilitação, Nelson Sérgio da Silva Maciel; do presidente da Subseção da OAB em Ariquemes, Alex Sarkis e de vários conselheiros.
Fonte: Carlos Araújo
Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),
Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual
O motocross em Rondônia vive um momento de destaque e evolução, impulsionado pelo apoio de figuras políticas que acreditam no potencial do esporte p
Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), deputado Alex Redano, marcou presença na Reunião Ordinária do Colegiado de Presidentes
“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência
Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç