Terça-feira, 1 de dezembro de 2009 - 20h26
A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil encerrou o ano credenciando 37 novos advogados e nove estagiários em sessão solene realizada simultaneamente a última sessão do Conselho Seccional. Ao saudar os novos advogados e falar um pouco das ações da OAB Rondônia, o presidente da entidade, advogado Hélio Vieira conclamou os novos colegas a se ombrearem à Ordem e a trabalharem pela construção de um mundo melhor.
Ele falou das várias comissões temáticas e da OAB Jovem como exemplo de integração e participação dos advogados nas ações da instituição. Não só em prol do desenvolvimento e em defesa da advocacia, mas também nas ações sociais em favor dos mais necessitados.
“Nunca é demais lembrar muitos de vocês que recebem a carteira de advogado hoje, assim como muitos de nós que compomos a diretoria do Conselho Seccional, são oriundos de famílias humildes que muitas vezes fizeram sacrifício para os manterem na faculdade. Portanto, não acho justo que, depois de passarmos cinco anos na academia adquirindo conhecimentos jurídicos, filosóficos e sociológicos, não nos doarmos um pouco aos nossos irmãos que não tiveram a mesma oportunidade”, instigou Hélio.
Quem também fez um discurso forte foi o vice-presidente da OAB, Ivan Machiavelli, que lembrou aos novos advogados a responsabilidade pública que a profissão encerra. “O munos público a que nossa profissão está revestida nos torna mais que um simples profissional do direito. Temos mais responsabilidade que algumas profissões, sem deméritos aos outros profissionais”, acentuou Machiavelli.
Encerrando seu mandato como secretário-geral da Seccional da OAB, o advogado José Gomes Bandeira Filho também realçou a responsabilidade social das atividades jurídicas, seja qual for o caminho a ser trilhado pelos novos profissionais. Ele lembrou que a humildade e a ética devem estar sempre presente no cotidiano do advogado. “Acima de tudo”, disse Bandeira Filho, “devemos desenvolver o dom de saber ouvir. Às vezes, a pessoa chega ao escritório desesperada e o que ela mais precisa naquele momento e de atenção, de ser ouvida sobre o seu problema e não podemos nos furtar a isso”, ensinou o advogado, que já soma quinze anos de militância.
Discursando em nome dos novos profissionais, o jovem advogado Rafael Raduan lembrou a paixão e os desafios despertados pela carreira já nos primeiros anos de academia. Ele agradeceu em especial a mãe pelos ensinamentos das qualidades morais necessárias ao exercício da profissão. “Essa paixão pelo exercício da advocacia só é possível conciliar com a aversão à injustiça, que nos leva a desafiar com beligerância e serenidade a parte adversa”, disse o novo advogado.
Fonte: Ascom/ OAB-RO
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária
O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Já está disponível na conta da Fundação Pio XII - Hospital de Amor o recurso no valor de R$ 10 milhões, empenhado pelo deputado estadual Laerte Gome

Ieda Chaves e Eyder Brasil apresentam lei que autoriza spray de defesa pessoal para mulheres
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou a Lei 6.320, de 13 de janeiro de 2026, que reconhece o spray de extratos vegetais como instru
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)