Quinta-feira, 31 de julho de 2008 - 09h52
"Prometo exercer com dignidade, independência e ética o compromisso de fiscalizar as eleições de 2008, combatendo qualquer tipo de corrupção eleitoral, com a finalidade de preservar e garantir um pleito eleitoral transparente, respeitando a ordem jurídica do estado democrático de direito". Com a leitura desse termo de compromisso, o presidente do Conselho seccional da ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia, advogado Hélio Vieira, empossou, na manhã desta quarta-feira, 30-07, os membros do Comitê de Combate a Corrupção Eleitoral e Pela Ética na Política.
A sessão de posse aconteceu de forma simples e rápida, na sala da presidência da OAB. Composto pelos advogados Rochilmer Mello da Rocha Filho, Keila Maria da Silva Oliveira, Wanda Fernandes Arruda Braga Brandão, Márcia Janete Sacco Garcia, Amaro Vinicius Bacinello Ramalho, Vitor Martins Noé, Érika Scardua Soares, José Ricardo Costa, Ramiro Ramos de Carvalho, Raimundo Oliveira Filho São Lucas, Maria Aparecida Peres Gigliott Faro, Luiz Fernando Pereira Neto Uniron, Claudemir Catiary Unir e Helder Risller Ulbra.
Esteve presente na solenidade o advogado Juscelino Amaral grão mestre das Grandes Lojas Maçônicas do Estado de Rondônia (Glomaron), um das instituições parceiras da OAB na promoção das ações de cidadania e de combate ao abuso de poder econômico e corrupção eleitoral.
Em sua primeira ação, segundo o advogado Rochilmer Mello, o Comitê elaborará uma carta convite convocando os candidatos a participarem do grande ato cívico de 18 de agosto quando deve ser assinado um termo de compromisso entre os candidatos pugnando por uma campanha limpa, sem compra de votos e pela ética na condução da coisa pública.
Já o presidente da OAB destaca a participação dos coordenadores dos cursos de direitos, porque, segundo ele, isso vai facilitar o trabalho que será desenvolvido junto aos acadêmicos. Hélio assegura ainda que dentre as ações do Comitê está previsto a promoção de palestras nas escolas, como meio de conscientizar os alunos. "Essa juventude funcionará como multiplicadores do nosso trabalho, sensibilizando seus familiares para a importância do voto consciente", acredita Hélio Vieira.
Para o secretário-geral da OAB, Antônio Osman de Sá, o Comitê de Combate a Corrupção Eleitoral e pela Ética na Política tem a grande missão de trabalhar a conscientização do eleitor, que é o ator principal das eleições. "Esse é um trabalho que pode trazer melhores resultados que essa bobagem de divulgação de lista suja", pondera Osman.
Fonte: Asccom/OAB-RO
Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero aprova crédito de R$ 2,5 milhões para o sistema prisional de Rondônia
Durante sessão ordinária realizada nesta semana, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 1173/2025, qu

A Câmara dos Deputados aprovou, de forma simbólica, nesta terça-feira (11), o Projeto de Lei nº 4028/2025, que altera a Lei nº 14.811/2024 para gara

Trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol servirá de modelo para outros estados
O trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) na Assembleia Legislativa de Rondônia, em defesa dos policiais civis, servirá de modelo para outros e

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO), que preside a Frente Parlamentar de Cuidados das Mães de Crianças e Adolescentes com Deficiênc
Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)