Porto Velho (RO) segunda-feira, 9 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

OAB empossa membros do Comitê anticorrupção


   
"Prometo exercer com dignidade, independência e ética o compromisso de fiscalizar as eleições de 2008, combatendo qualquer tipo de corrupção eleitoral, com a finalidade de preservar e garantir um pleito eleitoral transparente, respeitando a ordem jurídica do estado democrático de direito". Com a leitura desse termo de compromisso, o presidente do Conselho seccional da ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia, advogado Hélio Vieira, empossou, na manhã desta quarta-feira, 30-07, os membros do Comitê de Combate a Corrupção Eleitoral e Pela Ética na Política.

A sessão de posse aconteceu de forma simples e rápida, na sala da presidência da OAB. Composto pelos advogados Rochilmer Mello da Rocha Filho, Keila Maria da Silva Oliveira, Wanda Fernandes Arruda Braga Brandão, Márcia Janete Sacco Garcia, Amaro Vinicius Bacinello Ramalho, Vitor Martins Noé, Érika Scardua Soares, José Ricardo Costa, Ramiro Ramos de Carvalho, Raimundo Oliveira Filho – São Lucas, Maria Aparecida Peres Gigliott – Faro, Luiz Fernando Pereira Neto – Uniron, Claudemir Catiary – Unir – e Helder Risller – Ulbra.

Esteve presente na solenidade o advogado Juscelino Amaral – grão mestre das Grandes Lojas Maçônicas do Estado de Rondônia (Glomaron), um das instituições parceiras da OAB na promoção das ações de cidadania e de combate ao abuso de poder econômico e corrupção eleitoral.

Em sua primeira ação, segundo o advogado Rochilmer Mello, o Comitê elaborará uma carta convite convocando os candidatos a participarem do grande ato cívico de 18 de agosto quando deve ser assinado um termo de compromisso entre os candidatos pugnando por uma campanha limpa, sem compra de votos e pela ética na condução da coisa pública.

Já o presidente da OAB destaca a participação dos coordenadores dos cursos de direitos, porque, segundo ele, isso vai facilitar o trabalho que será desenvolvido junto aos acadêmicos. Hélio assegura ainda que dentre as ações do Comitê está previsto a promoção de palestras nas escolas, como meio de conscientizar os alunos. "Essa juventude funcionará como multiplicadores do nosso trabalho, sensibilizando seus familiares para a importância do voto consciente", acredita Hélio Vieira.

Para o secretário-geral da OAB, Antônio Osman de Sá, o Comitê de Combate a Corrupção Eleitoral e pela Ética na Política tem a grande missão de trabalhar a conscientização do eleitor, que é o ator principal das eleições. "Esse é um trabalho que pode trazer melhores resultados que essa bobagem de divulgação de lista suja", pondera Osman.

Fonte: Asccom/OAB-RO

Mais Sobre Política

 Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Jornalistas de Porto Velho reuniram-se na Câmara Municipal de Porto Velho, para discutir os efeitos da Medida Provisória 905/2019, que extingue a

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

O pedido foi apresentado ao governador Marcos Rocha (PSL) pelo deputado Adelino Follador (DEM), após visitas nas sedes das Agências de Defesa Sanitári

Sessão Solene marcou a entrega da honraria a 30 homenageados, no Dia da Consciência Negra

Sessão Solene marcou a entrega da honraria a 30 homenageados, no Dia da Consciência Negra

O deputado Lazinho da Fetagro (PT) comandou na tarde desta quarta-feira (20), no auditório da Assembleia Legislativa, Sessão Solene para homenagear

Presidente Laerte Gomes ressalta importância da união entre os poderes para o cumprimento do Teto de Gastos de 2019

Presidente Laerte Gomes ressalta importância da união entre os poderes para o cumprimento do Teto de Gastos de 2019

Na tarde desta segunda-feira (18), o presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), participou da reunião com o Colegiado Superior do Es