Segunda-feira, 7 de janeiro de 2008 - 16h01
Representando a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil na abertura do ano judiciário, na manhã desta segunda-feira, o advogado Celso Ceccato, conselheiro federal da OAB, defendeu a ampliação do apoio, financeiro e material a Defensoria Pública do Estado como forma de minimizar a disparidade com o Ministério Público.
O advogado disse que a Ordem vê com preocupação a ausência da Defensoria em alguns municípios. Sabemos que a Defensoria tem empregado esforço absurdo para garantir aos cidadãos assim chamados juridicamente carentes o direito ao contraditório, bem como o resguardo dos demais direitos. Mas, só com apoio dos poderes legislativo e executivo a Defensoria poderá melhor se aparelhar e se tornar ainda mais presente nos municípios e distritos localizados nos confins do Estado, observou.
Ceccato chamou a atenção também para a questão dos idosos que, apesar de terem legislação específica, segundo ele, têm seus direitos tolhidos pela não aplicação das normas que prevêem o beneplácito. Nesse sentido, é necessário esforço redobrado de todos os magistrados, de 1o e 2º graus. Ceccato sugeriu ainda que seja formada comissão especial para levantamento completo da situação dos feitos que tramitam sob a questão. Sugiro que a senhora presidente do TJ (desembargadora Zelite Andrade Carneiro) recomende empenho dos magistrados que presidam tais feitos.
Ao Ministério Público, Ceccato disse que a OAB espera intervenção na dose justa, nos casos em que se faz necessário a atuação do MP, sem exacerbação ou prevaricação. A busca da verdade (...) não permite que a autoridade investigativa se exceda (...), tampouco admite que seja empregada tolerância que desfigure a responsabilidade que a lei lhe delega.
Dirigindo-se a desembargadora Zelite Carneiro o conselheiro federal da OAB-RO disse esperar da primeira mulher a presidir o Poder Judiciário de Rondônia a dedicação e a sensibilidade feminina. Estamos muito esperançosos e alegres (...) porque a sensibilidade feminina haverá de atribuir aos jurisdicionados a dedicação que todos esperam, finalizou.
Participaram da sessão, entre outras autoridades constituídas, o governador Ivo Cassol; o presidente da Assembléia Legislativa Estadual, deputado Neodi Carlos; o Procurador-Geral da Justiça, Abidiel Ramos Figueira; o advogado Celso Ceccato, representando a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rondônia. Magistrados, servidores e a imprensa também estiveram presentes.
Fonte: OAB
Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A deputada federal Cristiane Lopes marcou presença na primeira edição da Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar (Agrotec), realiz

A aprovação por unanimidade, no Senado Federal, da proposta que garante aposentadoria integral e paritária aos agentes comunitários de saúde (ACS) e

Assembleia Legislativa autoriza cerca de R$ 160 milhões para a Saúde de Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) autorizou recursos para a área da Saúde durante a 35ª sessão ordinária, realizada na terça-feira (25).

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) esteve no município de Novo Horizonte d’Oeste (RO) para realizar a entrega de um veículo 0 km dest
Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)