Sábado, 24 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

OAB debate com juízes campanha de valorização da advocacia



A campanha pela valorização da advocacia, lançada no último final de semana pela Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, entra agora numa nova fase. O propósito agora, segundo o presidente da instituição, advogado Hélio Vieira, é fazer um trabalho de corpo-a-corpo junto aos juízes, promotores, delegados de polícia, serventuários da Justiça e outros operadores do direito como forma de mostrá-los a importância do papel que o advogado desempenha para a qualidade e a segurança jurídica dos processos.

O trabalho junto aos juízes já começou nessa segunda-feira, dois dias após o lançamento da campanha, com visita a vários magistrados do Fórum Cível de Porto Velho e teve boa receptividade da Justiça. Todos os juízes visitados demonstraram simpatia a campanha e manifestaram apoio a campanha.

O presidente da OAB está entregando aos magistrados um manifesto da campanha e fazendo uma explanação sobre os principais objetivos da campanha, acrescentando que ela não contra ninguém, mas a favor da cidadania. Os principais objetivos da campanha é eliminar o desrespeito às prerrogativas profissionais do advogado, que garantem o livre direito de postulação em favor de seu cliente, combater a fixação de honorários aviltantes e valorizar a presença do advogado no curso do processo.

Ao visitar o juiz Raduam Miguel Filho, da Vara de família, a equipe de advogados  que acompanhava o presidente da OAB ouviu palavras elogiosas sobre a campanha. O magistrado destacou que a presença do advogado no processo é uma garantia ao jurisdicionado. Fazendo um contraponto com um dos slogan da campanha, Raduam assegura que sem uma advocacia forte sequer há cidadania.

A meta da OAB Rondônia é fazer o mesmo trabalho de divulgação da campanha nas Comarcas do interior do estado, a exemplo do que vem fazendo com a implantação dos escritórios corporativos. A divulgação da campanha pela valorização da advocacia no interior passa, inicialmente, por visitas aos escritórios e, num segundo momento aos magistrados.

O presidente da OAB, Hélio Vieira, acentua que nas visitas tem apresentado o manifesto e colocado o assunto para reflexão dos magistrados. “Temos observado uma boa receptividade dos juízes”, afirma Hélio.

Fonte: Ascom OAB-RO.

Gente de OpiniãoSábado, 24 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves comemorações inclusão do assédio sexual como conduta vedada em repartições públicas

Deputada Ieda Chaves comemorações inclusão do assédio sexual como conduta vedada em repartições públicas

Após as apresentações da Indicação nº 5092/2024 e do Requerimento nº 1155/2024 pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) ao governo de Rond

Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Durante a semana da 12ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), em Ji-Paraná, o chefe de gabinete de Relações Institucionais da Assembleia Legisla

Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional

Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional

Com o objetivo de estabelecer regras mais claras e justas para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços (ICMS) para as aqui

Presidente Alex Redano conclui trabalho da CPI das Reservas e cobra medidas do Ministério Público em defesa da população

Presidente Alex Redano conclui trabalho da CPI das Reservas e cobra medidas do Ministério Público em defesa da população

Na manhã desta quarta-feira (21), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano, cumpriu mais uma etapa decisiva e

Gente de Opinião Sábado, 24 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)