Terça-feira, 25 de setembro de 2012 - 16h20
A seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil promoveu, nesta segunda-feira (24), mais uma ação do projeto OAB Cidadania. As palestras foram realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Presidente Tancredo de Almeida Neves, na zona sul de Porto Velho.
Divididos em dois turnos, manhã e tarde, os alunos do ensino fundamental (6º ao 9º ano) assistiram às palestras sobre noções básicas dos principais direitos do cidadão, Lei Maria da Penha, a importância do voto consciente, direitos do consumidor, direitos trabalhistas, entre outros.
No período da manhã o tesoureiro da OAB Rondônia, advogado Laércio Batista de Lima falou aos alunos do 6º ano, com idades entre 12 e 13 anos. “Apesar da pouca idade, é importante que esses alunos conheçam desde cedo os seus direitos e deveres para exercerem corretamente seu papel de cidadão” pontuou.
A professora Maria da Paixão, que dá aulas de Ensino Religioso na escola, parabenizou a apresentação e avalia o projeto como importante ferramenta na inclusão social por propiciar aos alunos mais humildes orientações de nossa legislação.
No período da tarde foi a vez dos alunos do 9º ano assistirem à palestra ministrada pelos advogados Laércio Batista e pelo conselheiro seccional da OAB Rondônia, Aurimar Lacouth. Eles aproveitaram que alguns alunos do 9º ano já têm idade para votar, mesmo que facultativamente, e ressaltaram a importância do voto consciente, dos direitos e deveres do eleitor.
Com faixa etária entre 15 e 16 anos, alguns alunos já escolheram que querem seguir profissão no Direito e aproveitaram a oportunidade para obter esclarecimentos das atividades de advogado. É o caso da estudante Dara Araújo Rodrigues, 16 anos, que pretende ser advogada. “Gostei muito da palestra, pude tirar muitas dúvidas, pois quero ser advogada para defender as pessoas”.
A estudante Carina Dandara da Silva, 16 anos, também pretende seguir carreira no Direito e desde agora já está se preparando para o vestibular, daqui a dois anos. “Eu vou cursar Direito porque quero ser juíza, estou estudando, e esta palestra foi muito importante, pois além de poder conhecer mais sobre a profissão de advogado, também pude saber mais sobre os meus direitos e deveres de cidadã”.
O projeto OAB Cidadania existe desde 2005 e já abordou mais de 100 mil estudantes em todas as regiões do Estado sempre levando a debate questões de grande importância na sociedade. A partir do próximo ano, noções de direito passa a integrar a grade curricular das escolas da rede estadual de ensino.
Fonte: OAB-RO
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)