Terça-feira, 17 de julho de 2012 - 17h18
A seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil reativa seu Comitê de Combate à Corrupção e pela Ética na Política e já prepara um ato cívico em que pretende tomar termo de compromisso dos candidatos a prefeito pelo desenvolvimento de uma campanha de alto nível e uma administração transparente, no caso do que for eleito. O Comitê de Combate à Corrupção e pela Ética na Política é ativado a cada dois anos, para atuar com maior ênfase no período eleitoral. Findo o processo eleitoral, os integrantes do Comitê são designados para outras comissões e para o projeto OAB Cidadania, que leva noções básicas de direitos e deveres nas escolas.
Depois da primeira reunião, ocorrida na tarde de segunda-feira, foram nomeados todos os integrantes e definido calendário mínimo de atividade, com a elaboração do regimento interno e os preparativos para a realização do Ato Cívico, ainda sem data definida. O advogado Marcos Araújo, integrante do comitê lembra a importância do trabalho desenvolvido pela OAB, contribuindo para aumentar a consciência do eleitorado e, conseqüentemente, para que o resultado do pleito eleitoral seja o mais próximo possível da verdade depositado pelo eleitor na urna.
Em data ainda a ser definida com as coordenações de campanha dos candidatos, a OAB vai realizar ato cívico para assinatura do termo de compromisso. Nesse documento assinado por cada um dos candidatos, eles se comprometem a desenvolver a campanha de forma ética, com apresentação de propostas plausíveis e, para aquele que sagrar-se vencedor nas urnas, o desenvolvimento de uma administração transparente e livre de corrupção. “É a OAB fazendo sua parte, demonstrando aos políticos que, além dos órgãos de controle oficial, a sociedade está de olho neles através de instituições representantes, com a Ordem e seus parceiros”, observa a advogada e conselheira da OAB, Maria do Carmo Caldas Bezerra.
Reafirmando o compromisso da OAB com a sociedade, com a transparência e com a justiça, o presidente da Ordem, advogado Hélio Vieira, afirma que o Comitê é composto, além de membros da advocacia, de representantes de entidades como a Arquidiocese de Porto Velho, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, Conselho Regional de Medicina, sindicatos e associações.
Nos próximos dias o Comitê de Combate à Corrupção e pela Ética na Política vai divulgar a data em que será tomado o termo de compromisso dos candidatos a prefeitura de Porto Velho.
Fonte: Carlos Araújo
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).
Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),