Terça-feira, 19 de novembro de 2013 - 07h59
Está disponível no portal do Tribunal de Contas (www.tce.ro.gov.br), no link “Legislação” (área esquerda da página), a íntegra de três novas resoluções aprovadas pelo Conselho Superior de Administração (CSA). Uma delas (Resolução nº 136/2013) estabelece o Sistema de Medição de Desempenho Organizacional (SMDO), ferramenta que serve para monitorar a qualidade dos serviços, bem como a performance da gestão do Tribunal de Contas.
Outra resolução, de número 139/2013, institui e regulamenta o Plano Anual de Análise de Contas, instrumento que busca racionalizar a análise processual das prestações de contas de gestão e das tomadas de contas especiais. Também foi aprovada pelo CSA a Resolução nº 140/2013, que altera dispositivo da Resolução nº 37/2006, relativamente à reconstituição de autos.
PRERROGATIVA
Em que pese a predominância de sua função fiscalizadora, é prerrogativa regimental do TCE exercer as funções normativa e administrativa relativamente ao controle dos gastos públicos, estabelecendo, para isso, diretrizes e procedimentos, com o objetivo principal de garantir a boa aplicação e uso do erário.
Nesse aspecto, faz parte das atribuições do Tribunal de Contas a edição de resoluções, que são aprovadas pelo Conselho Superior de Administração (CSA), instância máxima da Corte no âmbito administrativo e que reúne seu Colegiado.
As resoluções são importantes ferramentas de trabalho de que dispõe o Tribunal de Contas para disciplinar ou detalhar procedimentos e trâmites internos, bem como atribuições que devem ser seguidas internamente ou pelos jurisdicionados, de acordo com parâmetros específicos elencados no respectivo ato.
Fonte: Ascom TCE
Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com 99,36%, Assembleia recebe Selo Diamante de Transparência Pública
Pelo segundo ano consecutivo, a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu o Selo Diamante conferido pelo Programa Nacional de

Presidente do Progressistas, deputada Sílvia Cristina anuncia chegada de novas lideranças ao partido
A presidente estadual do Progressistas, deputada federal Sílvia Cristina, anunciou a chegada de novas lideranças ao partido. O evento que marca o re

Prestação de contas destaca ações e investimentos do mandato de Cláudia de Jesus em Rondônia
Em três anos de atuação, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou um balanço marcado pela valorização dos trabalhadores, fortalecimento

Após cobranças firmes da deputada federal Cristiane Lopes no plenário da Câmara e no envio de ofícios ao Governo Federal, o Ministério da Indústria
Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)