Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Nova sede administrativa do estado terá conforto


Grande parte dos funcionários públicos estaduais e os cidadãos que de alguma forma dependem da prestação do serviço público, principalmente em Porto Velho, serão beneficiados, até o final de 2010, com mais uma transformação da paisagem da Capital rondoniense, que aos poucos é modificada verticalmente com o surgimento de prédios suntuosos residenciais e comerciais e sofrerá mais um impacto com a construção da nova Sede do Governo, Residência Oficial, Secretarias e Autarquias do Estado. Conforme o diretor do Departamento Estadual de Obras Públicas (Deosp), Alceu Ferreira, em atendimento à determinação do governador Ivo Cassol, que pretende oferecer espaço mais confortável aos servidores e usuários, o novo palácio e as secretarias irão funcionar em cinco prédios que serão construídos em uma área de mais de 40 mil metros quadrados, no espaço da atual Esplanada das Secretarias, na avenida Farqhuar.  

Alceu Ferreira explicou que pelo projeto em fase de licitação o palácio governamental será instalado em um prédio contendo 13 andares, dos quais dois (o 12º e o 13º) serão destinados à Residência Oficial do Governo, enquanto as demais repartições serão distribuídas por dois prédios de cinco andares e outros dois de sete.

O diretor do Deosp afirmou que a previsão é de que a licitação ocorra no início do próximo ano e a conclusão da obra aconteça no prazo de dois anos, ainda na administração Cassol. Para agilizar a execução do projeto, conforme Alceu Ferreira, a licitação será feita em cinco lotes para que cada um fique sob a responsabilidade de empresas diferentes. “O projeto contempla arquitetura moderna e tecnologia avançada, incluindo elevadores, sendo que o que o do palácio será panorâmico, possibilitando a contemplação da cidade, principalmente a vista do rio Madeira, já que a frente será voltada para a avenida Farqhuar”, disse o diretor, acrescentando que o local terá uma praça central e paisagismo especial com espelhos d’água (pequenos lagos), além de estacionamento com capacidade para mil veículos e um outro subterrâneo para atender ao Governo, que também será contemplado com um heliponto (espaço para pouso e decolagem do helicóptero oficial) na cobertura do edifício de 13 andares.

Alceu Ferreira também revelou que, com base em estudo sobre a taxa de aumento do número de servidores feito pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), a estrutura das secretarias atenderá a todo o quadro por cerca de 20 anos e ainda poderá ser ampliada em mais dois andares, no caso dos quatro prédios menores, já que o do palácio está no limite pelo fato de o duplex superior ser reservado à Residência Oficial, que terá acesso restrito.

Ainda de acordo com o diretor do Deosp, em todos os prédios haverá maior controle do fluxo de entrada e saída de servidores e visitantes, bem como, acessibilidade, atendendo aos portadores de necessidades especiais.

Fonte: Decom - Veronilda Lima

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)