Segunda-feira, 16 de janeiro de 2017 - 16h26
O segundo fim de semana de gestão do prefeito dr Hildon Chaves foi intenso. No sábado a tarde ele participou de atividades promovidas pelo jogador Elson Ferreira de Souza, o Elsinho, do Kawasaki Frontale (Japão), em parceria com a Secretaria Municipal dos Esportes (Semes), no campo de futebol do Jardim Ipanema, onde o jogador começou a ensaiar os primeiros chutes na bola, por volta dos sete, oito anos de idade.
No domingo o prefeito esteve no mutirão de limpeza do ginásio de esportes Dudu, à avenida Jatuarana, na Zona Sul, onde plantou uma seringueira, entregou mudas de árvores (cojoba, açai, biribá) a motoristas parados numa blitz educativa da Semtran, jogou meio tempo de uma partida de futebol de salão, conversou com moradores, tomou café com bolo de chocolate na casa de dona Fátima Fernandes, antiga moradora há cerca de 40 anos no local e ainda visitou o Parque da Cidade na companhia do secretário do Meio Ambiente, Robson Damasceno, onde determinou várias ações de melhoria, com ênfase no plantio de árvores.
O evento organizado por meio da parceria do jogador Elsinho e de seu pai, Eudes Araújo com a Semes, atraiu centenas de moradores do bairro no sábado, além de diversas autoridades. Além do prefeito dr Hildon, estiveram por lá o deputado federal Expedito Neto, os vereadores Maurício Carvalho (presidente da Câmara Municipal), Junior Cavalcante, Zequinha Araújo, Cristiane Lopes e Alex Palitot e a maioria dos secretários municipais.
O prefeito destacou a trajetória do atleta Elsinho e disse que seu exemplo deve servir de inspiração a tantos outros Elsinhos em Porto Velho. “Não podemos dar o talento do Elsinho, mas podemos ajudar a desenvolver tantos outros”. O próprio jogador discursou e elogiou a forma com que foi recebido pela secretária Ivonete Gomes, dos Esportes, ao procura-la para propor a parceria para a realização da ação pública com moradores. Ao final de seu discurso, ele presenteou o prefeito com uma camisa de seu time japonês. Além de apoiar o evento em si, a secretária Ivonete Gomes, muito elogiada, levou oficina de pintura e pump jump – uma espécie de pula-pula em dimensão bem reduzida – para as crianças brincarem.
Dr Hildon disse que o contato direto com o povo é uma forma de “resgatar a relação da população com o prefeito e as demais autoridades. Não sou prefeito de gabinete, sou pés no chão e estarei nas ruas, em contato permanente com nosso povo. Este é um mandato diferenciado, nossa proposta é de transformar Porto Velho e a transformação começa pela atitude”, destacou.
DUDU
No domingo, a ação transversalizada encabeçada pela secretária Ivonete Gomes, mostrou o entrosamento da equipe da prefeitura neste início de gestão. Além dos Esportes, que tratou da limpeza geral do ginásio, inclusive os banheiros que estavam sem condições de uso, o mutirão abrangeu todo o entorno e ruas próximas, envolvendo as pastas de Serviços Básicos, responsável pela limpeza na área externa do ginásio e até lavagem de ruas; Desenvolvimento Urbano, que cuidou de repor a iluminação; Meio Ambiente, que providenciou 170 mudas de árvores, das quais 20 foram plantadas na área do ginásio Dudu e 150 doadas, inclusive pelo prefeito e ainda a pasta do Trânsito, que fez blitz educativa com a apresentação de equipamentos que serão utilizados nas atividades de educação do trânsito, como o casal de bonecos Semtranzinho e Semtranzinha.
O aposentado Fernando Florczak, morador há 13 anos do condomínio Rio Verde, em frente ao ginásio Dudu, elogiou muito o trabalho desenolvido pela prefeitura. “É um trabalho completo. Nunca vi nada igual. Porto Velho nunca teve um prefeito realmente preocupado com as condições de vida dos moradores, nunca teve um bom gestor. Os outros só tinham boa vontade, mas não conseguiam realizar. Agora sim, temos um prefeito”, comemorou.
As vizinhas Fátima Fernandes e Jerônima Maria dos Reis, esbanjaram exemplos de cidadania. Durante os dias do mutirão, ofereciam café com pão aos servidores envolvidos no trabalho. Na manhã de domingo, quando estiveram frente a frente com o prefeito, suas palavras foram só de agradecimento e o que mais sensibilizou o prefeito: fizeram um apelo para que possam pagar o Imposto Predial e Territorial Urbana (IPTU).
Moradoras há cerca de 40 anos no local, elas disseram que desde 2005 não recebem o carnê do imposto, embora tenham procurados por diversas vezes o setor responsável pela emissão, na Secretaria Municipal da Fazenda. “É por essas e outras que Porto Velho arrecada menos IPTU que Ji-Paraná”, reclamou dr Hildon que pouco depois tomou café e comeu bolo na casa de dona Fátima.
Muito cumprimentado e saudado pelos moradores, alguns paravam o carro na rua para agradece-lo pelo mutirão, dr Hildon disse que o trabalho foi “apenas uma sinalização do nosso compromisso com a população, neste caso do ginásio Dudu em particular, de um compromisso com a nossa Juventude. É só o começo. Porto Velho precisa de cuidados. Estamos começando a limpar a cidade. Só ao longo da avenida Jorge Teixeira foram retiradas 15caçambas de lixo e entulhos. Na segunda-feira (16) estamos iniciando um grande mutirão no bairro São Francisco. Numa etapa na sequência, logo após as chuvas, vamos começar a asfaltar”, adiantou.
Fonte: Comdecom
Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional
Durante a semana da 12ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), em Ji-Paraná, o chefe de gabinete de Relações Institucionais da Assembleia Legisla
Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional
Com o objetivo de estabelecer regras mais claras e justas para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços (ICMS) para as aqui
Na manhã desta quarta-feira (21), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano, cumpriu mais uma etapa decisiva e
Assembleia divulga programação para a 12ª Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) estará presente na 12ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), que acontece entre os dias 26 e 31 de