Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Nota Fiscal do produtor poderá ser emitida pela Emater


A parceria entre a Secretaria de Estado das Finanças (Sefin) e a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) protocolou mais uma ação em benefício ao setor produtivo. Extensionistas do Território Madeira Mamoré estão sendo capacitados para emitir a Nota Fiscal diretamente ao produtor rural. A perspectiva é que todo o Estado seja beneficiado com essa facilidade.

A Nota Fiscal do Produtor é um documento obrigatório para quem quer comercializar sua produção. Através dela os produtores ficam regularizados e tem garantias para obtenção de sua aposentadoria e benefícios junto à Previdência Social. Com a emissão da Nota Fiscal o Estado e os municípios também serão beneficiados. Como grande parte de suas economias são oriundas das atividades do setor produtivo a emissão da Nota Fiscal do Produtor refletirá no desenvolvimento local, inclusive no aumento do valor da transferência recebidas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), pertencentes aos municípios.

Para que a Emater possa emitir as Notas Fiscais do Produtor extensionistas dos 13 municípios que compõem o Território Madeira Mamoré, na região de Porto Velho, estão participando de um treinamento com técnicos da Sefin, no auditório da Emater. Segundo a técnica tributária Lucielda Camelo, a proposta foi articulada pelo gerente da Emater, Marcio Milani. “Ele nos procurou solicitando o credenciamento dos técnicos da Emater em todo o Estado, mas primeiro iremos oferecer apenas para região de Porto Velho”, diz.

O auditor fiscal da Sefin, Mailson Brito Costa, conta esse treinamento tem sido oferecido aos técnicos de órgãos parceiros como prefeituras, Idaron e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com o intuito de disseminar a importância do cadastro do produtor e facilitar o escoamento da produção que já sairá legalizada da propriedade. “E o agricultor terá mais facilidade para vender tanto dentro quanto fora do Estado, inclusive para grandes empresas que hoje só compram a produção se a Nota Fiscal for apresentada”, complementa Marcio.

A abertura do treinamento contou com a presença do secretário executivo, Elisafan Batista de Sales, e do coordenador técnico e de operações. José Tarcísio Batista Mendes, da Emater. Na oportunidade o secretário Sales agradeceu o empenho do governo do Estado nesse processo de cooperação reconhecendo o empenho do governador Confúcio Moura em viabilizar aos agricultores as facilidades e benefícios da emissão da Nota Fiscal.

Fonte: Wania Ressutti

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)