Quarta-feira, 21 de setembro de 2016 - 07h30
A Escola do Legislativo chega aos 13 anos de atuação em Rondônia, com a formação de mais de 120 mil pessoas, incluindo servidores da própria Assembleia Legislativa e seus dependentes, além de servidores de câmaras municipais, prefeituras e a sociedade em geral.
E para marcar a importante data, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), anunciou, durante evento na manhã de ontem, terça-feira (20), que a Escola vai ganhar um novo prédio, com a construção da nova sede do Legislativo estadual.
“Até meados de 2017, vamos entregar a nova Assembleia. E, no espaço onde hoje estamos instalados, vai ser construída a nova sede da Escola do Legislativo, maior, mais moderna e confortável, permitindo que os servidores, professores e a comunidade possa ser atendida de forma digna”, destacou Maurão.
Da solenidade que marcou os 13 anos da Escola, participaram os deputados estaduais Edson Martins (PMDB), Dr. Neidson (PMN) e Jean Oliveira (PMDB); o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), Florian Madruga, o diretor geral da Escola do Legislativo, César Licório, entre outras autoridades.
“A Escola é um instrumento de promoção do desenvolvimento e o setor público precisa de gente capacitada, para que funcione melhor. Por isso, os deputados apoiam as ações desta importante unidade, que chega aos 13 anos com projetos sólidos para o futuro”, destacou Edson Martins.
Já Jean Oliveira lembrou que a Escola foi criada na gestão de seu pai, o ex-presidente Carlão de Oliveira, e que ao longo desse tempo tem contribuído com a qualificação dos servidores e também da comunidade.
“Acompanhei esse processo e hoje podemos ver o quanto a Escola cresceu, se desenvolveu e quero pedir ao presidente Maurão que a Escola ocupe o local onde hoje funciona a Assembleia, após a transferência do Parlamento para o prédio novo, e ainda a criação da Universidade do Legislativo”, observou.
Dr. Neidson testemunhou que a Escola ofereceu cursos de qualificação para servidores das unidades de saúde em Guajará-Mirim, sendo muito útil na melhoria da relação entre os funcionários e os usuários.
“Realizamos um workshop sobre atendimento ao público, que foi um sucesso, e vamos retomar esse projeto, atingindo a outros servidores que não foram contemplados nessa primeira etapa. Isso mostra o quanto a Escola pode contribuir com a sociedade como um todo”, completou.
Licório fez um breve relato das ações da Escola ao longo dos 13 anos de existência e aproveitou para anunciar que está na fase de planejamento a implantação de cursos de pós-graduação.
“É um trabalho em parceria com o Ifro e com a Escola do Tribunal de Contas, que estamos elaborando. Também vamos realizar um curso voltado aos novos vereadores e seus assessores, para que possam ter informações sobre o exercício do mandato”, informou.
O presidente da Abel disse que a Escola do Legislativo em Rondônia, por ser uma das pioneiras do País é sempre uma referência. “Sempre costumo citar, nas reuniões que participo pelo Brasil afora, que a Escola em Rondônia é um modelo de interação entre o Legislativo e a sociedade”, acrescentou.
ALE/RO - DECOM - [Eranildo Costa Luna]
Após as apresentações da Indicação nº 5092/2024 e do Requerimento nº 1155/2024 pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) ao governo de Rond
Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional
Durante a semana da 12ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), em Ji-Paraná, o chefe de gabinete de Relações Institucionais da Assembleia Legisla
Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional
Com o objetivo de estabelecer regras mais claras e justas para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços (ICMS) para as aqui
Na manhã desta quarta-feira (21), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano, cumpriu mais uma etapa decisiva e