Porto Velho (RO) terça-feira, 10 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Neri Firigolo relata denúncias de estudantes sobre vestibular da Unir



O deputado Neri Firigolo (PT), no uso da tribuna na última terça-feira (02.09), apresentou uma carta que recebeu em seu gabinete de estudantes que se preparam para o vestibular da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), pedindo apoio ao parlamentar e denunciando o que os mesmos definem como descaso de pessoas que ocupam cargos públicos. Os vestibulandos no documento enviado ao deputado petista afirmam que alguns temas de livros indicados como sugestão para leitura não estão no conteúdo programático para o vestibular 2009.

A pedido dos vestibulandos, o deputado disse que apresentou o documento em plenário relantando a denúncia em respeito aos estudantes do Estado de Rondônia e que é dever como parlamentar fiscalizar os gastos com dinheiro público.

Conteúdo da carta:

Senhor deputado,

Ainda bem que Vossa Excelência não deixa passar em branco os descasos de algumas pessoas que ocupam cargos públicos. Essa verdade milhares de pessoas conhecem.
Vossa Excelência denunciou que a SEDUC distribuiu apostilas nas escolas, para alunos, com conteúdos errados. A SEDUC reconheceu os erros e recolheu as apostilas.
A partir de 1º de setembro do corrente ano iniciam as inscrições para o vestibular da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Senhor deputado, novamente os jovens que buscam a formação precisam de Vossa Excelência e temos a esperança que podemos contar com sua contribuição.
No dia 11 de julho, a Comissão Permanente do Processo Seletivo de Discente/CPPSD da Universidade Federal  de Rondônia (UNIR), divulgou um comunicado, dando sugestão para leitura que vai anexo a este documento.
Senhor deputado, no comunicado foram divulgados livros de História e nenhum de Geografia, porém, no comunicado diz que são livros para Geografia e História de Rondônia. Qualquer estudante sabe que não se estuda geografia em livro de História.
Pior de tudo, senhor deputado, é que o livro Estudos da História da Amazônia, obra do professor Dante Ribeiro da Fonseca, não contém nada do indicado no conteúdo programático da UNIR. Assim, compramos um livro só para gastar dinheiro e perder tempo estudando o que não está contido no conteúdo programático do vestibular. Isso é uma injustiça.
Evite senhor deputado, que milhares de estudantes gastem dinheiro e perda de tempo comprando e estudando livro indicado no comunicado, porém, os temas estão no conteúdo programático do vestibular 2009.
Para os vestibulandos é importante que Vossa Excelência leia esta carta em plenário e assim a reitoria da UNIR poderá tomar as providências cabíveis. Cópias em anexo.
Senhor deputado, compare com uma cópia, em anexo, do livro do professor Dante Ribeiro da Fonseca, "Estudos de História da Amazônia", 1ª Edição, Porto Velho/RO: Ed. Maia, 2007.
Vossa Excelência vai observar que o livro não é útil para o vestibulando, é gastar dinheiro. A reitoria da UNIR precisa tomar providência. Se um vestibulando manda essa reclamação para um meio de comunicação em nível nacional...
"Recebi esta reclamação em meu gabinete e estou lendo em plenário em respeito aos estudantes de Rondônia, para que não gastem dinheiro com livros que não servirão para o processo seletivo do vestibular. Somos fiscalizadores do dinheiro público e estamos fazendo está reclamação em benefício dos nossos estudantes e para que as autoridades tenham mais respeito com o bem público, mas posso afirmar que Governo do Presidente Lula esta investindo em projetos de educação", ressaltou Neri Firigolo.
 
Fonte: Ítalo Andrade/Decom

Mais Sobre Política

 Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Jornalistas de Porto Velho reuniram-se na Câmara Municipal de Porto Velho, para discutir os efeitos da Medida Provisória 905/2019, que extingue a

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

O pedido foi apresentado ao governador Marcos Rocha (PSL) pelo deputado Adelino Follador (DEM), após visitas nas sedes das Agências de Defesa Sanitári

Sessão Solene marcou a entrega da honraria a 30 homenageados, no Dia da Consciência Negra

Sessão Solene marcou a entrega da honraria a 30 homenageados, no Dia da Consciência Negra

O deputado Lazinho da Fetagro (PT) comandou na tarde desta quarta-feira (20), no auditório da Assembleia Legislativa, Sessão Solene para homenagear

Presidente Laerte Gomes ressalta importância da união entre os poderes para o cumprimento do Teto de Gastos de 2019

Presidente Laerte Gomes ressalta importância da união entre os poderes para o cumprimento do Teto de Gastos de 2019

Na tarde desta segunda-feira (18), o presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), participou da reunião com o Colegiado Superior do Es