Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Neri Firigolo relata denúncias de estudantes sobre vestibular da Unir



O deputado Neri Firigolo (PT), no uso da tribuna na última terça-feira (02.09), apresentou uma carta que recebeu em seu gabinete de estudantes que se preparam para o vestibular da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), pedindo apoio ao parlamentar e denunciando o que os mesmos definem como descaso de pessoas que ocupam cargos públicos. Os vestibulandos no documento enviado ao deputado petista afirmam que alguns temas de livros indicados como sugestão para leitura não estão no conteúdo programático para o vestibular 2009.

A pedido dos vestibulandos, o deputado disse que apresentou o documento em plenário relantando a denúncia em respeito aos estudantes do Estado de Rondônia e que é dever como parlamentar fiscalizar os gastos com dinheiro público.

Conteúdo da carta:

Senhor deputado,

Ainda bem que Vossa Excelência não deixa passar em branco os descasos de algumas pessoas que ocupam cargos públicos. Essa verdade milhares de pessoas conhecem.
Vossa Excelência denunciou que a SEDUC distribuiu apostilas nas escolas, para alunos, com conteúdos errados. A SEDUC reconheceu os erros e recolheu as apostilas.
A partir de 1º de setembro do corrente ano iniciam as inscrições para o vestibular da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Senhor deputado, novamente os jovens que buscam a formação precisam de Vossa Excelência e temos a esperança que podemos contar com sua contribuição.
No dia 11 de julho, a Comissão Permanente do Processo Seletivo de Discente/CPPSD da Universidade Federal  de Rondônia (UNIR), divulgou um comunicado, dando sugestão para leitura que vai anexo a este documento.
Senhor deputado, no comunicado foram divulgados livros de História e nenhum de Geografia, porém, no comunicado diz que são livros para Geografia e História de Rondônia. Qualquer estudante sabe que não se estuda geografia em livro de História.
Pior de tudo, senhor deputado, é que o livro Estudos da História da Amazônia, obra do professor Dante Ribeiro da Fonseca, não contém nada do indicado no conteúdo programático da UNIR. Assim, compramos um livro só para gastar dinheiro e perder tempo estudando o que não está contido no conteúdo programático do vestibular. Isso é uma injustiça.
Evite senhor deputado, que milhares de estudantes gastem dinheiro e perda de tempo comprando e estudando livro indicado no comunicado, porém, os temas estão no conteúdo programático do vestibular 2009.
Para os vestibulandos é importante que Vossa Excelência leia esta carta em plenário e assim a reitoria da UNIR poderá tomar as providências cabíveis. Cópias em anexo.
Senhor deputado, compare com uma cópia, em anexo, do livro do professor Dante Ribeiro da Fonseca, "Estudos de História da Amazônia", 1ª Edição, Porto Velho/RO: Ed. Maia, 2007.
Vossa Excelência vai observar que o livro não é útil para o vestibulando, é gastar dinheiro. A reitoria da UNIR precisa tomar providência. Se um vestibulando manda essa reclamação para um meio de comunicação em nível nacional...
"Recebi esta reclamação em meu gabinete e estou lendo em plenário em respeito aos estudantes de Rondônia, para que não gastem dinheiro com livros que não servirão para o processo seletivo do vestibular. Somos fiscalizadores do dinheiro público e estamos fazendo está reclamação em benefício dos nossos estudantes e para que as autoridades tenham mais respeito com o bem público, mas posso afirmar que Governo do Presidente Lula esta investindo em projetos de educação", ressaltou Neri Firigolo.
 
Fonte: Ítalo Andrade/Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)