Porto Velho (RO) quarta-feira, 30 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Política

Neodi preocupado com a geração de empregos em RO.


O presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, deputado Neodi Carlos (PSDC - Machadinho do Oeste), manifestou esta semana a sua preocupação com a falta de perspectivas de emprego para os jovens e com a estagnação do mercado de trabalho, sem a criação de novos espaços para a colocação dos trabalhadores.

"Estamos num momento de crise em setores como o madeireiro e agropecuário, que empregam muita mão-de-obra, o que tem provocado mais desemprego. E os demais setores da economia, como a indústria, ainda são incipientes e não conseguem produzir os postos de trabalho suficientes para abrigar a todos os que buscam um trabalho", destacou Neodi.

De acordo com Neodi Carlos, "o poder público deve oferecer condições para o setor comercial e empresarial crescer, com incentivos fiscais, infra-estrutura adequada e apoio logístico. Mas é preciso mais que isso, afinal, nenhuma indústria ou comércio funciona sem o trabalhador qualificado. De nada adianta criar vagas sem que haja pessoas qualificadas para assumi-las". O parlamentar citou como exemplo as obras de construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira, "que vão gerar vários empregos, mas Rondônia precisa se preocupar com a qualificação de seus trabalhadores, senão essas vagas serão ocupadas por trabalhadores vindos de outros estados".

O deputado disse ainda que "faltam vagas, e muitas vezes quando elas existem, falta qualificação aos trabalhadores. Esse é outro grave problema: a falta de capacitação. Sem qualificação, o trabalhador enfrenta dificuldades em conseguir ingressar no mercado de trabalho, e cabe ao poder público criar as condições para a capacitação dos trabalhadores, que assim poderiam disputar as vagas em melhores condições. No que for possível, a Assembléia Legislativa trabalhará no sentido de estimular a capacitação profissional e na atração de novas empresas para se instalarem em Rondônia e buscar incentivos às indústrias já existentes".

 

Mais Sobre Política

Adriana de Rondônia: Ariquemes precisa ir avante em um novo desafio

Adriana de Rondônia: Ariquemes precisa ir avante em um novo desafio

Por ter uma participação ativa na nossa sociedade, incentivada por muitos companheiros e amigas, com os quais ela tem contribuído para importantes c

Moção de aplausos aos profissionais da saúde e proposta pelo Vereador Waldemar Neto e aprovado em sessão plenária

Moção de aplausos aos profissionais da saúde e proposta pelo Vereador Waldemar Neto e aprovado em sessão plenária

Na sessão plenária que aconteceu no dia 22, terça-feira, na Câmara Municipal de Porto Velho – RO, foi aprovada da Moção de Aplausos aos Profissionais