Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Neodi preocupado com a geração de empregos em RO.


O presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, deputado Neodi Carlos (PSDC - Machadinho do Oeste), manifestou esta semana a sua preocupação com a falta de perspectivas de emprego para os jovens e com a estagnação do mercado de trabalho, sem a criação de novos espaços para a colocação dos trabalhadores.

"Estamos num momento de crise em setores como o madeireiro e agropecuário, que empregam muita mão-de-obra, o que tem provocado mais desemprego. E os demais setores da economia, como a indústria, ainda são incipientes e não conseguem produzir os postos de trabalho suficientes para abrigar a todos os que buscam um trabalho", destacou Neodi.

De acordo com Neodi Carlos, "o poder público deve oferecer condições para o setor comercial e empresarial crescer, com incentivos fiscais, infra-estrutura adequada e apoio logístico. Mas é preciso mais que isso, afinal, nenhuma indústria ou comércio funciona sem o trabalhador qualificado. De nada adianta criar vagas sem que haja pessoas qualificadas para assumi-las". O parlamentar citou como exemplo as obras de construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira, "que vão gerar vários empregos, mas Rondônia precisa se preocupar com a qualificação de seus trabalhadores, senão essas vagas serão ocupadas por trabalhadores vindos de outros estados".

O deputado disse ainda que "faltam vagas, e muitas vezes quando elas existem, falta qualificação aos trabalhadores. Esse é outro grave problema: a falta de capacitação. Sem qualificação, o trabalhador enfrenta dificuldades em conseguir ingressar no mercado de trabalho, e cabe ao poder público criar as condições para a capacitação dos trabalhadores, que assim poderiam disputar as vagas em melhores condições. No que for possível, a Assembléia Legislativa trabalhará no sentido de estimular a capacitação profissional e na atração de novas empresas para se instalarem em Rondônia e buscar incentivos às indústrias já existentes".

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Aprovado projeto de lei do deputado Luís do Hospital que inclui o Mounjaro na oferta de medicamentos do SUS

Aprovado projeto de lei do deputado Luís do Hospital que inclui o Mounjaro na oferta de medicamentos do SUS

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do deputado Luís do Hospital (MDB) que autoriza a oferta dos

Vice-governador Sérgio Gonçalves confirma presença no ato de filiação do Progressistas

Vice-governador Sérgio Gonçalves confirma presença no ato de filiação do Progressistas

O Partido Progressistas (PP) realiza nesta quinta-feira (11) um grande ato de filiação que marca a entrada de novas lideranças políticas na sigla em

Deputada Ieda Chaves propõe Auxílio Material Escolar aos estudantes e priorização da economia local

Deputada Ieda Chaves propõe Auxílio Material Escolar aos estudantes e priorização da economia local

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15241/2025, solicitando um estudo de viabilidade para a criação e implement

Deputada federal Cristiane Lopes participa de certificação do projeto Pcd+ Mães Atípicas em Ji-Paraná

Deputada federal Cristiane Lopes participa de certificação do projeto Pcd+ Mães Atípicas em Ji-Paraná

Em Ji-Paraná (RO), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou, no Evolução Instituto de Ciência e Tecnologia, da cerimônia de c

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)