Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Neodi garante que ALE defende os interesses de Rondônia


O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi Carlos (PSDC), destacou na sessão desta quinta-feira (23.08) como positiva e bastante proveitosa ida de 21 parlamentares estaduais a Brasília, no início da semana, para debater a dívida do Beron no Senado da República. Na ocasião, falou sobre o diálogo acontecido com os trabalhadores em educação, resultando no encerramento da greve, e, de maneira objetiva, rebateu críticas “daqueles que só jogam pedras na Assembléia e deixam de falar sobre as coisas boas que são feitas pelos parlamentares em favor do progresso do Estado”.
A suspensão das sessões plenárias pela Assembléia Legislativa na semana passada, conforme destacou o presidente do Parlamento Estadual, “foi para que pudéssemos dialogar com os professores na busca de uma solução eficaz para por fim a greve deflagrada pelos trabalhadores em educação. O resultado foi positivo, pois se chegou ao bom termo. É bom que fique claro que não praticamos a política da demagogia. Não podemos dar aumento, como era no passado, e depois não ter como pagar, deixando os servidores em receber durante meses. Há responsabilidade nesta Casa e, também, no Governo do Estado”.
Neodi Carlos, ao tempo em que parabenizou os deputados rondonienses que estiveram em Brasília na tentativa de encontrar uma saída para suspender o pagamento da dívida do Beron, destacou a importância da participação do conselheiro do Tribunal de Contas de Rondônia, Valdivino Crispim de Souza, no encontro com os senadores. “O conselheiro comprovou que os cálculos efetuados para demonstrar a dívida não condizem com a realidade. Sabemos que essa dívida já foi paga porque o montante era de R$ 220 milhões e o Estado já pagou muito mais que isso”.
O presidente Neodi Carlos anunciou também que a Assembléia Legislativa já autorizou o Governo do Estado a contratar uma banca de advogados, em Brasília, para mover uma ação no sentido de suspender o pagamento da dívida do Beron. “Os R$ 15 milhões que são pagos todos os meses irão servir para aplicar nos setores de saúde, educação, segurança, obras e tantos outros, além de propiciar a geração de emprego. O Estado de Rondônia vai ganhar com a suspensão desse pagamento da dívida contraída com a Intervenção do Banco Central no Beron. Essa dívida não é nossa. Parabenizo o senador Expedito Júnior por haver desarquivado o processo e levado para nova análise do Senado da República”.
O fato de terem surgidas críticas sobre a suspensão das reuniões plenárias na semana passada, Neodi Carlos observou que “houve necessidade para que se buscasse uma saída para a greve. “Isso foi conseguido. A greve acabou. Mostramos que praticamos política séria e não com demagogia. Não se pode aprovar aumento salarial para comprometer o pagamento dos servidores, coisa que acontecia anteriormente quando se passavam até quatro meses sem o pagamento do mês trabalhado. Essas pessoas que só jogam pedras deveriam falar das coisas boas que estamos fazendo. A Assembléia Legislativa, na atual legislatura, tem procurado resolver os problemas que estão atingindo o Estado. A união dos parlamentares tem apresentado bons resultados em favor do Estado de Rondônia”.
Fonte: Decom - Carlos Neves

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)