Quinta-feira, 30 de agosto de 2007 - 11h31
A comissão de deputados estaduais que representa a Assembléia Legislativa nas negociações entre o Sintero e o governo já trabalha juntamente com a direção do sindicato e a Seduc visando o cumprimento das propostas que suspenderam a greve dos trabalhadores em educação por 60 dias. Na tarde de quarta-feira (29/08) os parlamentares se reuniram com a direção do Sintero, representada pela presidente Claudir Mata juntamente com o secretário de finanças Arnildo Lino e com o secretário de funcionários de escolas Manoel Rodrigues e o presidente da CUT, Itamar Ferreira; com o secretário-adjunto da Seduc, oportunidade em que algumas medidas foram tomadas.
O primeiro item atendido foi e elaboração de uma agenda de trabalho entre a comissão de deputados, SEDUC, técnicos do governo e representantes dos trabalhadores em educação, com a finalidade de encaminhar e resolver toda a pauta. Outro avanço foi a instituição do Ato nº 025 da Assembléia Legislativa nomeando a comissão de parlamentares para dar continuidade aos trabalhos. Presidida pelo deputado estadual Ribamar Araújo, a comissão conta ainda com os deputados Professor Dantas, Tiziu, Jesualdo Pires, Valter Araújo e Luizinho Goebel.
Também como resultado da primeira reunião foi expedido ofício à Secretaria de Estado da Educação sugerindo a nomeação dos técnicos que vão analisar a unificação do Plano de Carreira. O grupo será composto por representantes da Sead, Sefin, Seplan, Procuradoria Geral do Estado, Seduc e Sintero. A negociação prevê que o Plano deve ser encaminhado à Assembléia Legislativa até o dia 20 de outubro.
Além disso a comissão de deputados enviou ofícios ao Tribunal de Contas do Estado e à Seduc solicitando os relatórios sobre as finanças da educação, necessários ao estudo que vai definir a possibilidade e o percentual de reposição salarial. Na próxima quarta-feira, dia 05/09, às 15 horas, a comissão volta a se reunir para definir a flexibilização da lei que restringiu o pagamento da Gratificação de Incentivo ao Magistério.
Outros pontos da negociação já foram cumpridos, como o pagamento integral do salário dos trabalhadores desconsiderando as faltas da greve. Os trabalhadores em educação se organizam, agora, para a reposição das aulas e compensação dos dias de paralisação.
A presidente do Sintero, Claudir Mata, voltou a destacar a vitória dos trabalhadores em educação no movimento grevista, e a elogiar a postura dos deputados que estão trabalhando na defesa da categoria. Ela adiantou que o Sintero vai divulgar entre os trabalhadores a lista dos deputados que defendem a categoria, mesmo os que não estão na comissão de negociação, mas que atuam em favor dos trabalhadores em educação.
Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Partido Progressista recebe novas lideranças em evento nesta quinta-feira, em Porto Velho
O partido Progressistas vai receber novos filiados para fortalecer as suas fileiras e assegurar a formação de um grupo político composto por nomes r

Comissão de Saúde condiciona votação da LOA 2026 a avanço no PCCR dos servidores da saúde
A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) discutiu, mais uma vez, a atualização do Plano

STF atende pedido da Casa de Leis e suspende operações federais em reservas estaduais
O Supremo Tribunal Federal (STF) acatou um pedido da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) e determinou a suspensão de operações de órgãos fede

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cacaulândia (RO) recebeu, após 18 anos de espera, uma caminhonete totalmente equipada para fortalece
Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)