Quinta-feira, 23 de julho de 2015 - 19h10
Lideranças de setores variados se reuniram na sede da Fundação Cultural de Porto Velho para um agradecimento a Marcos Nobre Junior, que deixou o cargo de presidente da entidade na última quarta-feira. O encontro caloroso contou com a presença do prefeito, Mauro Nazif, do secretário municipal de meio ambiente, Edjales Benício de Brito, do novo presidente da Fundação, Antonio Jorge dos Santos, o "Jorjão" que até então era vice-presidente e do substituto do cargo, Rafael Altomar.
Durante a manifestação a favor de Marcos Nobre, vários representantes da cultura fizeram questão de destacar pontos relacionados ao período de gestão do mesmo. “Nós temos aqui a construção de uma gestão partícipe, não é populismo, ele sempre colocou que é importante faça o que está acontecendo aqui, que a comunidade co-gerencie o interesse público, então nossa experiência tem sido nesse sentido, brilhante, válida, o senhor, prefeito, escolheu um excelente assessor, e o Jorjão assume agora, então nós o parabenizamos, já conhecemos a linha de atuação e a postura dele, dos seus auxiliares”, comentou Antonio Serpa do Amaral, Presidente da Associação Cultural Rio Madeira, ao destacar a abertura dada a população para uma gestão compartilhada.
Outro projeto lembrado pelos presentes foi o Circuito Junino. O presidente da Associação dos moradores do bairro São Sebastião, Lázaro Souza, disse que a comunidade nunca esteve tão contente com uma festividade. "É a primeira vez que o bairro tem uma oportunidade como a do Circuito e quando nós vimos que iríamos receber todo o apoio logístico da Funcultural através do edital, todo mundo se animou e hoje o arraial está sendo organizado. Nós tivemos o orgulho de ir a gráfica e colocar o nome da fundação e a logo da prefeitura. Nós queremos que essa iniciativa não se acabe, as pessoas esperam por isso", disse.
Quem também fez questão de se pronunciar foi o secretário Edjales. "Eu venho da área cultural, meu berço é baseado nisso. É complicado ver uma liderança como a do Marcos que defende princípios, como a democracia, uma gestão compartilhada e participativa e nem sempre isso é visto com bons olhos para alguns atores políticos no nosso município É triste vermos alguém como ele saindo, mas a gente respeita a decisão", destacou o gestor da Sema.
Jorjão garantiu que apesar da mudança na administração da Funcultural, os projetos continuam. "A gente vai superar isso e fazer cultura, que é fazer coisa boa, falar a linguagem de uma sociedade, é trocar informação de coração, com amor e sentimento e é tudo o que essa equipe jovem, supercompetente conseguiu. Nós, essa parte seleta da cidade, esses poucos representantes de um grupo grande da cultura, nós vamos vencer".
Para finalizar o prefeito agradeceu o apoio prestado pela comunidade ao ex- presidente da Fundação. Mauro demonstrou-se orgulhoso e chegou a dizer que não via investimentos significativos na área desde 1984. "Eu falo Marcos, quisera Deus que todos os gestores ao entregarem suas pastas pudessem ser reconhecidos dessa maneira. Aqui ta a cultura de Porto Velho e a cultura faz a diferença. Você entregou o cargo, colocou questões pessoais, e de não colocar o movimento em cheque, vários pontos foram atentados, mas principalmente, eu vejo nessa tua saída um passo atrás para avançar 20 a frente. As indicações do Jorjão e do Rafael vão nessa mesma linha, porque é o quadro que está aqui dentro e vai permanecer o mesmo time para dar a mesma toada, e agora mais que nunca nós temos que nos unir para levar a cultura ao município de Porto Velho ", finalizou.
Fonte: Renata Beccária
Comissão organiza comemoração dos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia
Uma comissão formada por representantes dos setores administrativos da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou a terceira reunião de pla
Assembleia Legislativa aprova criação do “Dia S” em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 1001/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos), que institui no calendár
Deputado Ribeiro do Sinpol garantiu aprovação do DHPP e do DPO na Assembleia Legislativa de Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei complementar que cria o Departamento de Homicídios e de Proteçã
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial e reestruturação de cargos do Detran-RO
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei enviado pelo governador coronel Marcos Rocha (União Bra