Sexta-feira, 23 de maio de 2014 - 11h30
O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, participou essa semana de uma reunião com a Comissão de Atingidos pela Cheia do Rio Madeira do distrito de São Carlos.
Com o objetivo de discutir e definir ações de apoio aos moradores para a reconstrução da comunidade, participaram também da reunião os secretários municipais: Jorge Elarrat, da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Sempla), Edjales Brito, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), e o Coronel José Pimentel, coordenador da Defesa Civil Municipal.
Entre as várias necessidades dos moradores, a questão mais importante levantada pela Comissão foi o problema de moradia. Segundo um laudo ambiental feito pela Sema, a região do distrito que ficou alagada está contaminada e, se for confirmado que a localidade não poderá mais ser habitada, será necessário buscar um novo lugar onde reconstruir São Carlos. “Já solicitamos junto ao Serviço Geológico do Brasil (CPRM) uma análise de solo para vermos o grau de contaminação e a Prefeitura também fará um estudo da infraestrutura. Só com todos os estudos em mãos teremos a certeza da gravidade da contaminação no local”, explicou Edjales Brito.
Para tranquilizar os moradores e solucionar o problema, Mauro Nazif afirmou que, se for necessário, a Prefeitura adquirirá uma nova terra para reconstruir o distrito. Os próprios moradores já indicaram uma área que fica em uma região mais alta e próxima de onde ficava São Carlos. Segundo a Comissão, a área é privada e o proprietário demonstrou interesse em negociar a transferência.
“Eu só preciso do consenso dos moradores quanto a área a ser adquirida e do documento do Incra garantindo a legalidade da terra e farei a negociação. A Prefeitura está empenhada em ajudar em tudo que for necessário não apenas os moradores de São Carlos, mas todos que foram atingidos por essa cheia do rio Madeira”, enfatizou Nazif.
“Essa reunião foi muito produtiva e conseguimos avançar na decisão de vários pontos. Ver que o prefeito está empenhado em encontrar soluções para as nossas necessidades nos traz um pouco mais de tranquilidade. Precisamos de soluções, pois estamos há muito tempo sem nem um lar para morar”, explicou Jonir Tavares de Souza, membro da Comissão.
Para orientar a Comissão sobre os procedimentos junto ao Incra participou também da reunião o funcionário do órgão e representante do Programa Federal Terra Legal, Dermeval Lima da Silva.
Fonte: Malu Calixto
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)