Domingo, 29 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Nazif inaugura novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool



O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, inaugurou na tarde desta terça-feira (16/12) o novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps Ad), localizado na Avenida Guaporé, próximo ao cruzamento com Av. José Vieira Caúla, bairro Agenor de Carvalho. O investimento total da obra foi de um milhão trezentos e trinta e sete mil reais. O Centro realiza cerca de 80 atendimentos por dia, entre homens e mulheres. São 25 profissionais trabalhando no local, como médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, entre outros. Nazif inaugura novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool  - Gente de Opinião

Segundo o Prefeito Mauro Nazif o atendimento é personalizado para casa paciente, o que contribui para a eficácia do tratamento e a melhoria da qualidade de vida da população de Porto Velho. “Esta é uma unidade importantíssima. Temos trabalhado de forma que possamos atender, quanto à saúde, a todos os públicos, inclusive, aqueles que são moradores de ruas e que também são dependentes químicos. Para estes estamos fazendo um trabalho específico”, afirma Mauro.

O senhor Sebastião Pereira de Andrade de 78 anos, é dependente do álcool. Ele conta que esta é a primeira vez que busca atendimento no Caps Ad. “Quero deixar de beber. A primeira vez que tentei sair do vício não consegui. Acredito que desta vez terei sucesso”, disse Sebastião.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Domingos Sávio, com o prédio próprio, a Semusa poderá realizar um atendimento de qualidade e menor custo. “Nossos profissionais estão preparados para atender. Temos aqui uma equipe multidisciplinar, com psicólogos, psiquiatras, médicos, entre outros. A Prefeitura quer diminuir o problema do álcool e outras drogas. No entanto, quando recebemos um encaminhamento ou somos procurados, não podemos forçar um dependente a fazer algo, por isso, a reabilitação depende muito da força de vontade dos mesmos e nós da prefeitura estamos aqui para auxiliá- los de forma personalizada”, explica o secretário.

Para o diretor administrativo da Energia Sustentável do Brasil, José Lúcio Arruda, é um prazer contribuir com poder público auxiliando no combate as drogas. “Esta é mais uma das compensações que estamos realizando e é uma satisfação entregar esta obra na zona Leste da cidade”, comenta José Lúcio.

Segundo Daniel Amaral Lima, chefe da Divisão de Saúde Mental do município, este é o único Caps Ad de Rondônia e tem cinco mil pacientes cadastrados. " O Centro existe há cinco anos. A recuperação depende da vontade de cada um. Conseguimos realizar o atendimento de cerca de duas mil e quinhentos pacientes. Primeiro eles passam por um acolhimento e uma triagem para saber o real procedimento a ser realizado com o dependente, depois é feito um planejamento para tender as necessidades. Além disso, aqui temos o programa de Combate ao Tabagismo, o Grupo de Mulheres e o Projeto Começar de Novo para os regressos do sistema prisional”, finaliza Daniel.

Fonte: Rebeca Barca | Foto Frank Néry
 

Gente de OpiniãoDomingo, 29 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2026

Alero aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2026

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, durante sessão extraordinária realizada em Machadinho do Oeste, na última quinta-feira (26), a Lei de

Deputada Ieda Chaves entrega certificados durante a execução dos cursos do projeto “ALE Vai às Escolas”

Deputada Ieda Chaves entrega certificados durante a execução dos cursos do projeto “ALE Vai às Escolas”

A primeira edição de 2025 do projeto “Assembleia Legislativa Vai às Escolas”, proposto pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) e instituíd

Deputada Cristiane Lopes vota ‘NÃO’ ao aumento de deputados e defende outras prioridades para o Brasil

Deputada Cristiane Lopes vota ‘NÃO’ ao aumento de deputados e defende outras prioridades para o Brasil

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) reafirmou seu compromisso com a responsabilidade fiscal e votou contra o projeto de lei compleme

Presidente da Assembleia Legislativa defende o homem do campo durante sessão itinerante em Machadinho do Oeste

Presidente da Assembleia Legislativa defende o homem do campo durante sessão itinerante em Machadinho do Oeste

Durante a sessão extraordinária itinerante da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), transformada em Comissão Geral, realizada nesta quinta-fei

Gente de Opinião Domingo, 29 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)