Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Nazif e Moura planejam ações de auxílio aos atingidos pela cheia do rio Madeira


Na manhã desta quinta-feira (20/03), no Palácio Getúlio Vargas, o prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, participou de uma reunião com o governador do Estado, Confúcio Moura, para debater estratégias de apoio às famílias atingidas pela cheia do rio Madeira e apresentar o planejamento feito pelo município para a Sala de Reconstrução. “Reunimos técnicos especializados em diferentes áreas necessárias para apoiar os desabrigados em um grupo que definirá ações e projetos que garantam a reconstrução da vida dessas famílias e também de infraestruturas públicas que foram destruídas”, explicou Nazif e  Moura planejam ações de auxílio aos atingidos pela cheia do rio Madeira - Gente de OpiniãoMauro Nazif.

Na reunião, participaram os secretários de Porto Velho: Josélia Ferreira da Secretaria Municipal de Assistência Social, Christian Piana da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação, e Jorge Elarrat da Secretaria Municipal de Planejamento. Do Governo do Estado participaram os secretários: George Braga da Secretaria Estadual de Planejamento, Márcio Félix da Secretaria Estadual de Assistência Social, e representantes da Secretaria Estadual de Assuntos Estratégicos e da Defesa Civil.

Segundo Jorge Elarrat, para estruturar o planejamento de ações a serem executadas pela Sala de Situação foram criados quatro eixos de atendimento de acordo com o perfil dos atingidos. “Tanto na área urbana quanto na área rural de Porto Velho temos pessoas físicas e pessoas jurídicas que precisam de auxílio nessa fase de recomeço. Estamos elencando as ações específicas para cada perfil de atingido”, justificou.

Entre as questões fundamentais levantadas durante a reunião o governador do Estado destacou o problema de habitação e o prefeito de Porto Velho destacou que até julho está prevista a entrega de mais de duas mil unidades habitacionais através do programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal. “Queremos destinar cerca de 30% das moradias que serão entregues nos próximos meses para essas famílias e já estamos estudando junto aos representantes dos moradores dos distritos definir regiões onde poderemos reconstruir as comunidades que foram destruídas como os distritos de Nazaré e São Carlos”, acrescentou Mauro Nazif.

O problema dos produtores rurais que tiveram gado e toda a safra de 2014 destruída pela cheia do rio Madeira também foi debatido no encontro. Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Agricultura o prejuízo total foi de R$ 580 milhões e é preciso buscar alternativas para essa questão. “Precisamos negociar as dívidas desses produtores rurais e lutar por financiamentos para que eles possam reconstruir o que foi perdido. Talvez buscar recursos para algum tipo de bolsa que pudesse garantir uma renda durante um período às famílias que não possuem nenhuma fonte financeira. Também acredito ser viável conhecer como outros estados que já passaram por isso como o Amazonas e o Pará em busca de ideias para solucionar nossos problemas”, orientou Confúcio Moura.

Na reunião também ficou acertado que será feito um amplo levantamento dos problemas à serem enfrentados e quais ações e recursos são necessários, de imediato, para apresentar as demandas e pedir o apoio ao Governo Federal.

Fonte: Malu Calixto | Foto: Medeiros

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

O deputado estadual Cirone Deiró apresentou proposta ao Governo do Estado, à Casa Civil e à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Rondônia celebrou, no último dia 4 de janeiro, seus 44 anos de instalação, uma data que simboliza a força de um estado construído por um povo trabal

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei Complementar 114/2025 que promove alteraç

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)