Sexta-feira, 4 de novembro de 2011 - 14h11
O secretário municipal de meio ambiente, José Carlos Gadelha, comemora as adesões ao Projeto Nasce uma Vida, Plante uma Árvore, lançado no Dia das Crianças em parceria com a maternidade Mãe Esperança em Porto Velho. A Sema já se prepara para festejar o primeiro mês de lançamento do projeto, no próximo dia 12, quando será divulgada a quantidade de mães que decidiram homenagear o nascimento do filho com o plantio de uma árvore.
Gadelha explicou que o projeto faz parte da política ambiental da prefeitura que visa a arborização da cidade, o que significa melhor qualidade do ar e, consequentemente, melhoria da qualidade de vida da população. “É importante marcar a data de nascimento da criança com uma árvore. Certamente essa criança quando crescer e até própria família terão um olhar diferenciado em relação ao meio ambiente”, destacou o secretário.
A diretora da maternidade Mãe Esperança, Ida Peréa, disse que a iniciativa é muito válida, por isso decidiu aderir ao projeto. “É uma idéia fantástica, porque o meio ambiente é parte de nossa vida e todos nós fazemos parte dele”, frisou. Ela acrescentou que ao dar a luz, a mulher fica muito sensível e adotar uma árvore fará bem tanto para ela quanto para o bebê.
Conforme o chefe do Departamento de Proteção e Conservação Ambiental da Sema, Denis de Souza Oliveira, na próxima semana deverá ser iniciado o plantio das primeiras mudas solicitadas pelas mães. Todas que aderiram ao projeto fizeram um cadastro na maternidade, que posteriormente foi encaminhado para a Secretaria de Meio Ambiente. Em seguida, elas receberam orientações sobre o cuidado que deverão ter com as plantas e como conscientizar os filhos em relação aos cuidados com a natureza.
Depois desses procedimentos, técnicos da Sema vão até a residência escolher junto com a família o melhor local para realizar o plantio, se dentro do quintal ou no na frente da casa. As espécies disponibilizadas são de Ipê, Oiti, Açaí, Jatobá e Lanterneira de médio porte, todas recomendadas para arborização urbana. O preparo para o plantio e acompanhamento é feito pela equipe da Sema. Cada bebê ganha uma placa e um certificado de “Amigo da Natureza”.
Somente na Maternidade Municipal nascem cerca de 350 crianças por mês. A idéia do projeto é que cada um dos recém-nascidos ganhe uma árvore em sua homenagem, mas cabe aos pais aderirem ou não ao projeto. No dia do lançamento, nove mudas de Ipê roxo foram plantadas no pátio da maternidade.
Fonte: Augusto José
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar
O deputado estadual Eyder Brasil (PL) é autor do projeto de lei que cria a Delegacia Especializada em Crimes Digitais contra Crianças e Adolescentes