Terça-feira, 1 de dezembro de 2015 - 05h10
Auditor do TCE-RO, Jaílton é uma referência quando o assunto trata
de portadores de necessidades especiais em Rondônia
Deficientes visuais, motoras, auditivos e mentais são os convidados a participar quinta e sexta-feira, 3 e 4, no auditório da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do I Encontro de Pessoas com Deficiência em Porto Velho, promovido pela Fundação Dorina Nowill e que terá como um dos expoentes o ativista Jaílton Delogo, funcionário concursado do Tribunal de Contas do Estado.
As inscrições, que podem ser feitas através do telefone 3901 3310, são principalmente para portadores de deficiência que podem levar um acompanhante, mas outras pessoas também podem se inscrever. Na quinta-feira, 3, o encontro será realizado em duas sessões, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas. Na sexta, 4, haverá apenas uma sessão, das 8 às 13 horas.
Segundo os organizadores a proposta de realizar um evento de tal porte na capital rondoniense tem a ver com a necessidade da discussão e difusão dos direitos do cidadão, o que trata também da inclusão, daí ter sido transformada a idéia inicial, que tratava só de cegos, para abrir a todos os segmentos.
Jaílton explicou que serão debatidos temas que envolvam o cotidiano de cada um dos segmentos dos Portadores de Necessidades Especiais. “Vamos tratar de questões relevantes até mesmo para não portadores de deficiência, porque todos nós formamos a sociedade”, disse ele.
Programa com muitos debates
O I Encontro de Pessoas com Deficiência em Porto Velho não vai discutir apenas questões ligadas à mobilidade e inclusão. Terá palestras sobre questões de saúde, cuidados com parentes que tenham deficiência, daí que o slogan é “Mais inclusão, menos indiferença”.
Da programação do dia 3 de dezembro consta, além da abertura solene, a participação do Núcleo de Educação do Estado e da UNIR. No dia 4 pela manhã será a vez de médicos de áreas diversas que tratarão de temas dessa área.
A partir da realização do encontro a proposta é que haja maior integração entre os membros dessa comunidade tanto para a integração social quanto, também, para a luta em defesa dos interesses comuns.
Fonte: Lúcio Albuquerque
Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário
A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), desde que assumiu seu mandato, vem lutando incansavelmente em defesa dos produtores rurais da Ama
Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) publicou, no Diário Oficial da última quarta-feira (13), a definição da banca organizadora do 2º concu
Além de cobrar providências imediatas, a deputada defende seu projeto de lei que propõe permitir que companhias estrangeiras operem voos domésticos