Quinta-feira, 18 de abril de 2024 - 16h38

Nesta
quarta-feira (17), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) deu um
passo importante na Comissão de Viação e Transporte da Câmara Federal. O
Requerimento n°09/2024, de sua autoria, que solicita uma audiência pública para
discutir os problemas e encontrar soluções para o transporte aéreo de
passageiros na região Norte do Brasil, foi aprovado por unanimidade.
Durante
sua fala, a deputada destacou os desafios enfrentados pela região Norte devido
à infraestrutura limitada de transporte aéreo e aos preços exorbitantes das
passagens. Ela ressaltou a necessidade urgente de reduzir os custos das
passagens, abrir o mercado para empresas internacionais e, apresentou também, seu
projeto de lei para permitir que companhias aéreas estrangeiras operem voos
domésticos na Amazônia Legal.
“Para você sair de Porto Velho com uma emergência, você chega a pagar na passagem, o valor de uma viagem ao exterior. A audiência pública será para tratativas desses problemas: redução do preço da passagem, abertura de mercado, que é o que nós precisamos”, comentou.

Em Rondônia, Cristiane Lopes em união com representantes da Sociedade Civil Organizada estão na linha de frente pela aprovação do Projeto de Lei n° 539/2024 na Câmara Federal. O PL propõe uma alteração no Código Brasileiro de Aeronáutica para permitir que empresas de países vizinhos realizem serviços de transporte aéreo interno.
Ela destaca que essa medida é essencial para atrair empresas internacionais e resolver de uma vez por todas os problemas enfrentados pela região Norte, que muitas vezes sofre com o descaso das companhias aéreas brasileiras.
“Esse projeto já está tramitando na casa e a gente precisa atrair essas empresas internacionais. Para que se possa solucionar de uma vez por todas esse problema. Há um descaso, essa é a verdade, por parte das empresas aéreas brasileiras. A audiência pública vai ser fundamental”, frisou.
A atuação da deputada federal Cristiane Lopes na busca por soluções no caos dos voos na região Norte, especialmente em Rondônia, tem sido fundamental para trazer visibilidade e urgência a esse problema.
A expectativa é que a audiência pública e a aprovação do projeto de lei tragam avanços significativos para melhorar o transporte aéreo e garantir mais acessibilidade e qualidade de vida para os cidadãos da região Norte do Brasil.
Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero
A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje

Deputado Cirone assegura recursos para construção de um Centro Educacional da APAE em Alvorada
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Alvorada do Oeste será contemplada com um Centro Educacional. O recurso para a

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia à Secretaria de Estado da Segurança,
Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)