Segunda-feira, 8 de abril de 2013 - 12h11
O Plano de Ações Articuladas (PAR) de cada ente federativo está aberto para pedidos de recursos do governo Federal para a aquisição dessas lanchas. Os interessados devem cadastrar sua solicitação no Sistema de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).
Os novos modelos de lancha disponibilizados pelo Caminho da Escola são resistentes, com casco feito em aço, possuem motores a diesel, que garantem maior durabilidade e menor custo de manutenção, e têm todos os equipamentos de segurança exigidos pelas normas da autoridade marítima.
''Dentro do PAR, os interessados devem apontar o modelo mais adequado para a necessidade de sua rede. A lancha escolar média comporta até 29 estudantes sentados, tem casco feito em aço, casaria em fibra de vidro, comprimento de 7,8 metros e motor a diesel (também operam com biodiesel) que permite velocidade máxima de 25 km/h, além de todos os equipamentos de segurança exigidos pelas normas brasileiras", observa o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Daniel Gomes.
A lancha escolar grande, por sua vez, tem capacidade para 49 alunos sentados, comprimento de 11 metros, motor a diesel mais potente, que também permite velocidade máxima de 25 km/h, além das outras especificações básicas da embarcação média. Os dois modelos também possuem rádio comunicador e cronotacógrafo com GPS, que monitora todos os movimentos da lancha.
Estima-se que 540 mil estudantes brasileiros precisam diariamente desse tipo de transporte para chegar às escolas. Por sua vez, o transporte de alunos por via fluvial sempre foi considerado um problema no País e, particularmente, na Amazônia, sublinha o adjunto da Seduc, que tem acompanhado as articulações e ações do PAR. “Essas novas lanchas escolares, mais resistentes, duráveis e seguras, foram concebidas como um modelo para solucionar essa situação”, diz Daniel.
Para os municípios que queiram comprar as lanchas escolares com recursos próprios, basta acessar o endereço eletrônico http://www.fnde.gov.br/portaldecompras/index.php/produtos/lancha-escolar/lancha-escolar-apresentacao e pedir adesão à respectiva ata de registro de preços.
O governador Confúcio Moura vem demonstrando com ações do seu governo que esta preparando uma revolução na educação de Rondônia. “É preciso que nossos meninos, meninas e jovens tenham o direito a um futuro melhor, e este futuro começa agora. A educação é salvadora”, reforça.
Fonte: Carlos Coqueiro / Decom
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)