Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Municípios do Amazonas sobem de coeficiente no FPM


  
O presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM) e prefeito de Autazes, José Thomé Filho, informou, ontem (03/09 – quarta-feira), que sete municípios do Amazonas subirão de coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) a partir de janeiro de 2009. "Os municípios que subirão de coeficiente são Autazes, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Careiro da Várzea, Lábrea, Santa Izabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira", disse Thomé Filho.

Segundo o presidente, o motivo da mudança de coeficiente é devido à projeção da estimativa populacional para 2008 que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) faz nos anos em que a contagem populacional não é realizada. O último Censo feito pelo IBGE foi em 2007. Os atuais dados, segundo o presidente da AAM, foram repassados diretamente pelo diretor estadual do Instituto, Carlos Simonaio, antes da publicação dos mesmos no site oficial do IBGE.

O presidente Thomé Filho frisou que a elevação dos coeficientes dos municípios é resultado da atuação da AAM e das prefeituras dos 62 municípios do Estado que, desde o início da contagem populacional de 2007, questionaram os dados preliminares que apontavam distorções em relação ao real crescimento populacional dos municípios, principalmente no interior do Estado. Thomé Filho lembrou das várias reuniões realizadas entre os prefeitos e IBGE e na mobilização feita pela AAM, em Brasília, em busca de apoio parlamentar para que nenhum município fosse prejudicado com perda de receita, já que o FPM é uma das principais fontes de recurso das prefeituras do interior.

De acordo com a projeção, Autazes subirá de 1,4 para 1,6. Boa Vista do Ramos passará de 0,8 para 1,0. Boca do Acre sairá da faixa de 1,4 para 1,6. Careiro da Várzea estava em 1,2 e irá para 1,4. Labréa subirá de 1,6 para 1,8. Santa Izabel do Rio Negro irá de 1,0 para 1,2. São Gabriel da Cachoeira sairá de 1,6 para 1,8.

A estimativa populacional de Autazes para 2008 é de 31.107 habitantes. Em 2007, o Censo registrou população de 29.907. Boa Vista do Ramos tinha 13.138 e agora possui 13.677 habitantes. Boca do Acre registrou 29.818 no ano passado e 30.858 neste ano. A população de Careiro da Várzea passou de 23.023 para 24.030. Labréa possuía 36.909 e agora 38.451. Em 2007, a população de Santa Izabel do Rio Negro era de 16.921 habitantes. Neste ano, aumentou para 17.780. Já São Gabriel da Cachoeira saltou de 36.015 para 40.806 habitantes.

Fonte: Adalto Guilherme Xavier Gil – MTb nº 05/AM – 9963-4913

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano solicita novas viaturas para reforçar a segurança em Ariquemes

Deputado Alex Redano solicita novas viaturas para reforçar a segurança em Ariquemes

O deputado Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (

Alero apoia 10º Leilão Direito de Viver em prol do Hospital de Amor

Alero apoia 10º Leilão Direito de Viver em prol do Hospital de Amor

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aderiu oficialmente ao 10º Leilão Direito de Viver Porto Velho, iniciativa beneficente em prol do Hos

Deputada federal Cristiane Lopes garante apoio aos produtores de Porto Velho com o Projeto Terra Fértil

Deputada federal Cristiane Lopes garante apoio aos produtores de Porto Velho com o Projeto Terra Fértil

Com o intuito de  valorizar quem produz o alimento que chega à mesa dos rondonienses, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) realizou o l

Alex Redano recebe Medalha Mérito do Ciclismo e reafirma compromisso com o esporte em Ariquemes

Alex Redano recebe Medalha Mérito do Ciclismo e reafirma compromisso com o esporte em Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) participou, no sábado (22), do evento promovido pela Associação Esportiva de Ciclismo de Ariquemes (A

Gente de Opinião Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)