Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Multas ambientais podem ser pagas com anistia de até 95% durante o Mutirão Fiscal



As multas aplicadas pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) também poderão ser negociadas no Mutirão de Negociação Fiscal que iniciou  quinta-feira (4), em Porto Velho. É uma oportunidade para sanar inadimplências com anistia de até 95% das multas e juros. Durante o mutirão, o débito decorrente de multa ambiental pode ser pago com descontos que variam de 20% a 35% sobre o principal, observadas algumas situações específicas.

O pagamento das multas pode ser parcelado em até 60 vezes, mas, para isto, interessado deve pedir este benefício no momento da negociação.

Servidores da secretaria prestam orientações nos guichês para sanar dúvidas e orientar para que os inadimplentes aproveitem a oportunidade de quitar os débitos.

O Mutirão da Negociação Fiscal reúne no mesmo espaço os poderes Judiciário e Executivo para informar os cidadãos sobre suas pendências com o fisco e oferecer facilidades na negociação das dívidas.

O serviço é uma alternativa de recuperação fiscal com forma rápida e eficaz de solução para dívidas.

O governo de Rondônia oferece a oportunidade de quitação dos débitos num mesmo espaço e com vantagens. Servidores do Detran, Caerd, Idaron, PGE e Sedam atenderão em diversos guichês durante todo o dia.

Segundo o secretario estadual de Finanças, Wagner Garcia de Freitas,  haverá boletins diários com informações sobre os valores recuperados nas negociações.

Garcia levará seu gabinete para o Espaço Ello, de onde poderá emitir decisões mais rápidas para facilitar o atendimento aos contribuintes.

JUSTIÇA

A ministra Nancy Andrighi, corregedora nacional de Justiça e principal incentivadora do mutirão participou para a abertura do Mutirão de Negociação.  Segundo a ministra, tramitam no Judiciário brasileiro mais de 100 milhões de ações, sendo que 52% correspondem a ações de execuções fiscais.

Em Rondônia, são cerca de 36 mil processos de execução fiscal. O mutirão é uma tentativa de reduzir estes números, ao mesmo tempo em que o estado negocia os débitos e evita que as dívidas sejam judicializadas.

O atendimento no Espaço Ello está sendo feito das 8h às 17h. No domingo, das 8h às 12h. O Ello Eventos está localizado na avenida Guaporé, 2365, Bairro Lagoa.

Leia mais:

Mutirão Fiscal vai negociar até processo em execução no Judiciário de 4 a 9 deste mês

Idaron vai dar desconto de 100% dos juros aos produtores com dívida e espera recuperar R$ 1 milhão em seis dias

Contribuinte tem oportunidade inédita para quitar débitos com o estado, diz secretário de Finanças

Caerd elimina juros e multas e dá mais 10% de desconto a consumidores em débito


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)