Sexta-feira, 10 de agosto de 2007 - 11h59
A Coordenadora Municipal das Mulheres do Estado de Rondônia, Mara Regina Araújo, participou nesta quinta-feira(9), no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília, do lançamento do livro: Natyseño: Trajetória, Luta e Conquistas das Mulheres Indígenas. O lançamento fez parte da programação de posse do primeiro índio como gerente do Memorial, Mariano Marcos Tereno.
Para a Coordenadora, a escolha de Tereno foi muito apropriada, por se tratar de uma pessoa que conhece a fundo às necessidades e a trajetória dos povos indígenas.
Na ocasião, Mara Araújo ressaltou a importância da publicação, que segundo ela tornará conhecida a luta das comunidades indígenas, sobretudo das mulheres, que conseguiram ao longo das décadas preservar viva a cultura de seus antepassados.
"Nosso País carece de memórias, e este livro vem tornar conhecida a história desse povo guerreiro, que mesmo diante de um genocídio, conseguiram continuar com seu modo de vida e cultura próximos dos de seus antepassados", lembrou.
A publicação, que é uma realização do Conselho Nacional de Mulheres Indígenas(Comani) e que teve apoio da Fundação Nacional do Índio(Funai), do Ministério da Educação, entre outras, mostra o resultado de 10 anos de luta das mulheres indígenas pelo reconhecimento da forma de pensar, idealizar e construir um espaço de vós para as índias.
Conforme a presidente do Comani, Mirian Marcos Tsibodowapré, "ler o livro é desfiar o espírito e luta que existe em cada mulher, é expandir a auto-percepção e evitar condicionamentos".
Fonte: Leila Brito
Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Incentivo fiscal à cultura em Rondônia ganha reforço com indicação de Cláudia de Jesus
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou indicação à Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) e à Secretaria de Estado da Juventude, Cul

Deputada federal Cristiane Lopes defende mais mulheres na política durante evento do TRE-RO
A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO), uma forte defensora da maior participação feminina na política, com atuação voltada ao fortalecimen

Célio Lopes se filia ao União-Brasil e lança pré-candidatura a deputado federal
O advogado Célio Lopes, 34 anos, assinou nesta terça-feira (31) sua filiação ao União-Brasil, em cerimônia realizada em Brasília. A adesão foi abona

A educação de Cacoal recebe um importante reforço com a destinação de mais de R$ 3 milhões para obras em escolas da rede municipal. O recurso, viabi
Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)