Sexta-feira, 10 de agosto de 2007 - 11h59
A Coordenadora Municipal das Mulheres do Estado de Rondônia, Mara Regina Araújo, participou nesta quinta-feira(9), no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília, do lançamento do livro: Natyseño: Trajetória, Luta e Conquistas das Mulheres Indígenas. O lançamento fez parte da programação de posse do primeiro índio como gerente do Memorial, Mariano Marcos Tereno.
Para a Coordenadora, a escolha de Tereno foi muito apropriada, por se tratar de uma pessoa que conhece a fundo às necessidades e a trajetória dos povos indígenas.
Na ocasião, Mara Araújo ressaltou a importância da publicação, que segundo ela tornará conhecida a luta das comunidades indígenas, sobretudo das mulheres, que conseguiram ao longo das décadas preservar viva a cultura de seus antepassados.
"Nosso País carece de memórias, e este livro vem tornar conhecida a história desse povo guerreiro, que mesmo diante de um genocídio, conseguiram continuar com seu modo de vida e cultura próximos dos de seus antepassados", lembrou.
A publicação, que é uma realização do Conselho Nacional de Mulheres Indígenas(Comani) e que teve apoio da Fundação Nacional do Índio(Funai), do Ministério da Educação, entre outras, mostra o resultado de 10 anos de luta das mulheres indígenas pelo reconhecimento da forma de pensar, idealizar e construir um espaço de vós para as índias.
Conforme a presidente do Comani, Mirian Marcos Tsibodowapré, "ler o livro é desfiar o espírito e luta que existe em cada mulher, é expandir a auto-percepção e evitar condicionamentos".
Fonte: Leila Brito
Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia
A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d
O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O
Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg