Terça-feira, 14 de agosto de 2007 - 22h12
A II Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, a ser realizada em Brasília, de 17 a 20 de agosto, vai ter a participação de 43 mulheres de Rondônia. As conferencistas saem de Porto Velho, nesta quarta-feira pela manhã, do hotel Rondon, lideradas por Mara Regina Araújo, da Coordenadoria Municipal de Mulheres.
Além de delegadas e suplentes das esferas federal, estadual e municipal, também fazem parte da comitiva representantes da sociedade civil e algumas artesãs da Feira do Produtor, que levam o artesanato da região para o Distrito Federal. Na mala, uma variedade de peças aqui produzidas, inclusive biojóais, um produto muito procurado em várias partes do Brasil.
Na programação da conferência, cuja abertura para sexta-feira, às 17 horas, está confirmada a presença do presidente Lula e da primeira-dama Marisa Letícia. Também compõem a mesa as ministras Nilcéa Freire (Secretaria Especial de Políticas para Mulheres); Marina da Silva (Meio Ambiente); Dilma Roussef (Casa Civil); Marta Suplicy (Turismo); Matilde Ribeiro (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial).O evento vai contar ainda com a presença de várias autoridades, representantes de organismos internacionais, ministras, embaixadoras, senadoras e deputadas federais e estaduais.
Os trabalhos serão abertos com a aprovação do regulamento da II Conferência Nacional de Políticas para Mulheres e com um balanço das perspectivas do Plano Nacional de Políticas para Mulheres. Participam deste tema, Nilcéia Freire, falando da Implementação, Avanços e Limites do PNPM, Dilma Roussef, abordando Políticas de Desenvolvimento e seus Impactos na Vida das Mulheres, Marina Silva, falando sobre Mulheres e Sustentabilidade, uma Agenda de Futuro e o ministro s Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, que vai apresentar os resultados da participação da sociedade e como instrumento de controle social. Ainda no sábado, 18, as conferencistas participam de um ato de lançamento do movimento de Mulheres pela Paz ao Redor do Mundo, com a exposição Mil Mulheres pela Paz.
Nas mesas e debates vão ser discutidos os relatórios das conferências municipais e estaduais, com suas propostas e recomendações. Um dos painéis traz o tema Participação das Mulheres no poder e as experiências internacionais.
No domingo (19), as mulheres internacionais também vão trazer suas experiências para as brasileiras. A ministra do Chile, Laura Albornoz vai abordar o Gabinete Paritário A Deputada Nacional da Argentina, Juliana Di Túlio falará sobre a Experiência de Cotas no Sistema Eleitoral argentino. O tema Gênero e Poder na África Hoje vai ser apresentado pela ministra da Mulher, de Moçambique. A conferência encerra na segunda-feira com a deliberação e aprovação das propostas da CNPM.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025
Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia
Ao longo de 2025, a deputada federal Cristiane Lopes tem consolidado sua atuação com pautas que dialogam diretamente com o desenvolvimento de Rondôn

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado solicitando a dis

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026
A deputada federal Sílvia Cristina avaliou de forma as ações de seu mandato em 2025, destacando como o diferencial neste ano a efetivação do projeto
Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)