Terça-feira, 8 de setembro de 2015 - 10h11
Muita movimentação de homens e máquinas no primeiro dia do mutirão de limpeza realizado na Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, na sexta-feira (4). Roçagem, rastelagem, podas de árvores, reparos no sistema de iluminação pública e retirada de entulhos e de troncos foram os primeiros serviços executados. A força-tarefa da prefeitura de Porto Velho que envolve várias secretarias foi organizada pela Fundação Cultural, que é a responsável pela manutenção do local.
Conforme o vice-presidente da Fundação Cultural, Rafael Altomar, “não se trata de uma reforma, mas sim de um mutirão para cuidar da manutenção da praça”. Ele afirma que serão realizados pequenos reparos para dar as mínimas condições ao local para receber o público, já que se trata de um dos pontos históricos mais importante da cidade.
O secretário municipal de Serviços Básicos, Eduardo Damião, disse que além de roçagem, poda de árvores e retirada de entulhos, a Semusb também trabalhou na recuperação do meio-fio e na desobstrução da rede de drenagem. “Posteriormente, mas ainda como parte do mutirão, faremos a pintura, inclusive do Anfiteatro”, afirmou.
Antônio Geraldo Affonso, secretário de desenvolvimento socioeconômico e turismo (Semdestur), declarou que o órgão trabalha na recuperação da rede elétrica da antiga estação ferroviária, onde uma equipe da Coordenadoria Municipal de Turismo dará expediente todos os dias para prestar orientações e informações aos turistas.
Caso a prefeitura firme parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, Defesa e Cidadania (Sesdec), a antiga estação ferroviária também servirá como base da Polícia Militar. O objetivo é garantir segurança permanente ao público que frequenta a praça e afastar de uma vez por todas os dependentes químicos que atualmente se utilizam da falta de policiamento para consumir drogas no local. “Se não tomarmos uma providência urgente isso aqui vai virar uma cracolândia e então, não terá mais jeito”, comentou Geraldo.
O mutirão que começou na sexta deverá se estender por dez dias. Até lá, equipes da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran) estarão no local para impedir a entrada de veículos e, se for o caso, até de pessoas, se não tiver condições de segurança. Além da Funcultural, Semusb, Semtran e Semdestur, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Assistência Social (Semas) e Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) trabalham na manutenção da Praça Madeira Mamoré.
Fonte: Augusto José
Deputado Ribeiro do Sinpol garantiu aprovação do DHPP e do DPO na Assembleia Legislativa de Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei complementar que cria o Departamento de Homicídios e de Proteçã
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial e reestruturação de cargos do Detran-RO
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei enviado pelo governador coronel Marcos Rocha (União Bra
Deputado Cirone assegura recursos e população de Andreazza recebe ambulância
A população de Ministro Andreazza já está sendo atendida por uma ambulância adquirida pela Prefeitura, com recursos assegurados pelo deputado estadu
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) poderá conquistar o Selo Diamante na avaliação de transparência pública promovida pela Associação dos M