Domingo, 29 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Mudanças no Código de Obras discutidas na Câmara de PVH


 
A Câmara Municipal de Porto Velho encerra nesta quinta-feira, 11, a série de Audiências Públicas realizadas para discutir as mudanças no Código de Obras e Edificações do município. O projeto de lei de autoria do Executivo deve ser colocado em votação na próxima semana. O secretário Jorge Elarrat, da Sempla (Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Sempla) tirou as dúvidas dos vereadores e do público presente.

O secretário Elarrat defendeu a proposta apresentada pelo prefeito Mauro Nazif ao lembrar que a atual lei tem 41 anos e nunca foi revisada. “Hoje muito dos dispositivos que tem o código já caducaram e não tem mais aplicabilidade porque hoje a realidade urbanística de Porto Velho é outra, ou seja, muito mais diferente da que existia quando a lei foi aprovada”, afirmou.

Um exemplo citado por ele é a exigências minuciosa que traz a lei, no que se refere a fiscalização de obras. O código determina tudo dentro da construção como, por exemplo, o tamanho de portas e janelas. Todo esses detalhes, de acordo com o secretário, faziam com que o trabalho de fiscalização demorasse e muito prejudicando a obras. “Com essa reformulação, tudo isso sai. Essas questões passam a ser de responsabilidade do construtor e não mais do município. A prefeitura ficará responsável apenas pela questão urbanística da obra, se ela está adequada ao terreno, se a construção obedece ao recuo necessário e não mais pegar detalhes desnecessários. E acreditamos que após essas duas audiências os vereadores, com certeza, aprovarão o projeto do prefeito”, frisou.

Também participaram da Audiência Pública os secretários Mário Medeiros, da Semad (Secretaria Municipal de Administração) e Marcelo Siqueira, da Semfaz (Secretaria Municipal da Fazenda)

Fonte: Joel Eias

Gente de OpiniãoDomingo, 29 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2026

Alero aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2026

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, durante sessão extraordinária realizada em Machadinho do Oeste, na última quinta-feira (26), a Lei de

Deputada Ieda Chaves entrega certificados durante a execução dos cursos do projeto “ALE Vai às Escolas”

Deputada Ieda Chaves entrega certificados durante a execução dos cursos do projeto “ALE Vai às Escolas”

A primeira edição de 2025 do projeto “Assembleia Legislativa Vai às Escolas”, proposto pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) e instituíd

Deputada Cristiane Lopes vota ‘NÃO’ ao aumento de deputados e defende outras prioridades para o Brasil

Deputada Cristiane Lopes vota ‘NÃO’ ao aumento de deputados e defende outras prioridades para o Brasil

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) reafirmou seu compromisso com a responsabilidade fiscal e votou contra o projeto de lei compleme

Presidente da Assembleia Legislativa defende o homem do campo durante sessão itinerante em Machadinho do Oeste

Presidente da Assembleia Legislativa defende o homem do campo durante sessão itinerante em Machadinho do Oeste

Durante a sessão extraordinária itinerante da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), transformada em Comissão Geral, realizada nesta quinta-fei

Gente de Opinião Domingo, 29 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)