Quarta-feira, 7 de maio de 2014 - 05h22
Representantes da Secretaria Municipal de Educação participam de audiência na sede do MPT para firmar acordo de cooperação técnica e tratar da capacitação de professores e diretores de escola
Rondônia – Em audiência realizada ontem, segunda-feira, 5 de maio de 2014,na sede da Procuradoria Regional do Trabalho, em Porto Velho, a procuradora do Trabalho Amanda de Lima Dornelas, titular da Coordinfância - Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil do Ministério Público do Trabalho em Rondônia, e a secretária adjunta da Semed - Secretária de Educação do Município de Porto Velho, Josinéia Araúdo Rodrigues, acompanhada da técnica em educação Cláudia Gomes Ferreira e do Assessor Técnico Aluizio Antonio Fortunato, firmaram acordo de cooperação técnica em que o Município de Porto Velho se compromete a implementar, nas escolas da rede municipal de ensino na capital rondoniense, o projeto “MPT na Escola”.
Conforme explicou na audiência a procuradora Amanda Dornelas, o MPT capacitará diretores, coordenadores e professores para que implementem o projeto nas escolas quanto focando na conscientização acerca da proibição do trabalho infantil. Por meio da parceria firmada, o MPT fornecerá cartilhas para a capacitação dos multiplicadores e também para as atividades com os estudantes em sala de aula.
A prioridade para a implantação do Projeto deve ser dada às Escolas de Ensino Fundamental, explicou a procuradora Amanda Dornelas, “a fim de estimular o diálogo entre os alunos da faixa etária abrangida”, acrescentou.
Por sua vez, a representante da Semed, Josineia Rodrigues, sinalizou o interesse de dar efetivade ao projeto.
A capital rondoniense, nos últimos sessenta dias, enfrentou uma cheia histórica do rio madeira, que obrigou algumas escolas a interromperem seu calendário escolar.
Apesar disso, já no início do segundo semestre letivo deverá ocorrer a capacitação de professores, coordenadores e diretores de escolas, disse a representante da Secretaria Municipal de Educação, que se comprometeu a enviar à procuradora do Trabalho Amanda Dornelas sugestão de data para o início das atividades e respectivo cronograma de ações.
Objetivos do MPT na Escola
O Projeto MPT na Escola tem como objetivos gerais intensificar o processo de conscientização da sociedade com vistas à erradicação do trabalho infantil e à proteção ao trabalhador adolescente; romper as barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos da criança e do adolescente e fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos, com vistas à ampliação, quantitativa e qualitativa, das políticas públicas de atendimento à criança e ao adolescente.
Estabelecer parcerias com as Secretarias Municipais de Educação com vistas à inclusão dos temas relativos aos direitos e deveres da criança e do adolescente na proposta pedagógica e no currículo das escolas de ensino fundamental é um dos objetivos específicos do projeto, explicou a procuradora à secretária de Educação.
Capacitar e sensibilizar professores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais do ensino para que atuem como multiplicadores no processo de conscientização dos alunos, da comunidade escolar e da sociedade em geral com vistas à erradicação do trabalho infantil e à proteção ao trabalhador adolescente também são alguns dos vários objetivos específicos do projeto, disse a procuradora.
Fonte: MPT/RO-AC
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)