Domingo, 24 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

MPF/RO participa de etapas regionais da 1º Conferência Nacional de Política Indigenista


Procuradores do Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) estão participando neste mês das etapas locais da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista. O tema local é o mesmo que será tratado na Conferência Nacional: “A relação do Estado Brasileiro com os Povos Indígenas no Brasil sob o paradigma da Constituição de 1988”. Entre os assuntos abordados está o debate acerca da avaliação da ação indigenista do Estado Brasileiro.

Em Guajará-Mirim, a etapa local inicou ontem dia16, e segue até o dia 18 de junho, no Centro de Treinamento São José (avenida Costa Marque s/n, Centro). No dia 17, o procurador da República Daniel Dalberto participará da Conferência Local e falará sobre os temas “autodeterminação, participação social e o direito a consulta”, e “direitos individuais e coletivos dos povos indígenas”.

Na região de Ji-Paraná, as etapas locais já começaram e foram divididas em vários dias. Os próximos debates já estão marcados: de 22 a 24 de junho, na aldeia Ikolen, na Terra Indígena Igarapé Lourdes, em Ji-Paraná; e nos dias 6 e 11 de julho, na aldeia Itarama, na Terra Indígena Sete de Setembro, em Cacoal.

Outros três eventos já foram realizados. Entre os dias 27 e 29 de maio, os debates ocorreram na aldeia Roosevelt, em Espigão D'Oeste. Nos dias 2 a 4 deste mês, os debates foram na aldeia Colorado, Terra Indígena Rio Branco, no município de Alta Floresta. De 10 a 12 de junho os eventos foram realizados nas aldeias Gabgyr e Ikolen, em Cacoal. O procurador da República Henrique Heck participou de vários dos debates realizados e confirmou presença para os próximos.

O objetivo destes eventos é promover o diálogo entre toda a sociedade, indígenas e indigenistas. Foram estabelecidos seis eixos temáticos para a promoção do diálogo. Os temas são classificados em territorialidade e direitos territoriais; autodeterminação, participação social e direito à consulta; desenvolvimento sustentável de terras e povos indígenas; diversidade cultural e pluralidade étnica no Brasil; e direito à memória e à verdade.

A 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista será realizada em novembro deste ano, em Brasília, e foi convocada pela presidência da República, com a coordenação da Funai e do Ministério da Justiça. A organização das etapas locais está sendo feita em conjunto com os representantes dos povos indígenas e com os demais órgãos e entidades governamentais e não governamentais que compõem a Comissão Nacional de Política Indigenista.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.mp.br)

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d

Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação

Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação

O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO) foi reconhecido nacionalmente nesta quarta-feira (20) ao receber o prêmio Congresso em Foco 2

Gente de Opinião Domingo, 24 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)