Quinta-feira, 19 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

MPF/RO denuncia agenciadora de tráfico internacional de seres humanos



Denúncia aponta que chineses seriam levados a São Paulo para trabalhar

O Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) apresentou nesta semana denúncia contra Nilcelia Paulina Vieira Gonçalves, moradora de Ji-Paraná, por aliciamento, introdução e ocultação de chineses clandestinos no país. Se condenada, a agenciadora pode cumprir penas que somadas chegam a seis anos de prisão.

Segundo a denúncia, Nilceia Gonçalves foi presa em flagrante no último dia 25 de dezembro, em um quarto do Hotel Paraná, em Vilhena, quando arrumava os pertences de Huijuan Zhou, Zhenlin Gong, Junyao Xiao e Weixin Chen. Na ocasião ela explicou à polícia que os chineses já haviam sido levados por um taxista até Pimenta Bueno. Com as informações, o taxista e os estrangeiros foram localizados pela polícia e levados à Polícia Federal, onde já havia notificação determinando que os chineses deixassem o país no prazo de três dias, contados de 23 de dezembro de 2008. Eles entraram clandestinamente no país e iriam trabalhar em São Paulo, capital.

No interrogatório policial, Nilcelia Gonçalves relatou que tinha a função de retirar os chineses de Vilhena, mas que não iria acompanhá-los até São Paulo. Admitiu, também, já ter levados outros chineses de Porto Velho para Ji-Paraná e Presidente Médici. Um dos estrangeiros aliciados confirmou que ele e os outros chineses iram a São Paulo para trabalhar.

O MPF/RO tem apresentado várias denúncias sobre tráfico internacional de seres humanos e acredita que exista uma quadrilha especializada no aliciamento de chineses para trabalhar no país. "Esta prática é verificada principalmente em relação a chineses que entram no Brasil pela Bolívia", afirmou o procurador da República Heitor Soares.

Fonte: Ascom/ Procuradoria da República em Rondônia

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova Projeto de Lei que institui o “Julho Laranja” em Rondônia

Assembleia aprova Projeto de Lei que institui o “Julho Laranja” em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia, na sessão plenária de terça-feira (17) aprovou o Projeto de Lei Ordinária (PLO), de autoria do vice-presidente

Presidente da Alero garante R$ 500 mil para construção da nova sede da Padaria Solidária da Associação São Tiago Maior

Presidente da Alero garante R$ 500 mil para construção da nova sede da Padaria Solidária da Associação São Tiago Maior

Foi assinada nesta terça-feira (18) a ordem de serviço para o início das obras da nova sede da Padaria Solidária da Associação São Tiago Maior, loca

Em defesa das famílias atípicas: Cristiane Lopes vota pela derrubada do veto que desburocratiza o acesso ao BPC

Em defesa das famílias atípicas: Cristiane Lopes vota pela derrubada do veto que desburocratiza o acesso ao BPC

No Dia do Orgulho do Autismo, celebrado em 18 de junho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) reafirmou seu compromisso com a inclusã

Deputado Laerte Gomes garante recurso para projeto de pavimentação da rodovia que liga Rondônia ao Mato Grosso

Deputado Laerte Gomes garante recurso para projeto de pavimentação da rodovia que liga Rondônia ao Mato Grosso

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Laerte Gomes (PSD) segue atuando fortemente em busca de melhorias para a infraestrutu

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)