Domingo, 4 de março de 2012 - 07h30
A Ordem do Mérito do Ministério Público de Rondônia foi criada pela Lei nº 1.453/2005, com o objetivo de homenagear personalidades e instituições de destaque, nacionais e estrangeiras, por seus méritos e relevantes serviços prestados à cultura jurídica e ao Ministério Público do Estado de Rondônia. Foram agraciados no Grau Grã Cruz os ex-Procuradores-Gerais de Justiça do MP-RO, Lúcio Teixeira Leite Balbi e Telmo Fortes; o ex-Arcebispo de Porto Velho, Dom Moacir Grechi, e o General de Brigada Artur Costa Moura. No Grau Comendador, foram agraciados os Promotores de Justiça Aidee Maria Moser Torquato Luiz, Aluildo de Oliveira Leite, Ana Brígida Xander Wessel, Eriberto Gomes Barroso e Yara Travalon, indicados para receber a honraria por meio de enquete realizada entre os Membros da Instituição. No Grau Oficial, foi homenageado o presidente do Observatório Social de Rolim de Moura, José Roberto de Jesus.
Na abertura dos trabalhos, o presidente do Colégio de Procuradores de Justiça e Chanceler da Ordem do Mérito do MP-RO, Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, convidou o primeiro Procurador-Geral de Justiça da Instituição, Edson Jorge Badra, a fazer parte da mesa de honra. Os homenageados expressaram sua alegria e agradecimento por receberem a condecoração. O General de Brigada Artur Costa Moura lembrou a forte parceria que existe entre o Exército e o Ministério Público, a exemplo da participação da 17ª Brigada de Infantaria de Selva Forte Príncipe da Beira, corporação da qual foi comandante, na Operação de Combate à Dengue. “Considero essa honraria uma homenagem ao Exército Brasileiro, em especial à Brigada Forte Príncipe da Beira e seus integrantes”, ressaltou.
Para o ex-Procurador-Geral de Justiça Lúcio Teixeira Balbi, a homenagem conferida a quem faz parte da história do Ministério Público traz para quem a recebe a confiança de que os herdeiros desse trabalho serão estimulados a avançar na mesma senda virtuosa dos pioneiros da Instituição.
A Promotora de Justiça Aidee Moser Torquato agradeceu os colegas de classe por manifestarem sua generosidade na escolha dos agraciados com a comenda, vendo nisso um reconhecimento do trabalho realizado por eles no cumprimento de suas funções ministeriais.
O presidente do Observatório Social de Rolim de Moura, José Roberto de Jesus, disse que a homenagem aumentava sua responsabilidade com a causa do controle social e destacou o trabalho do Ministério Público no combate à improbidade administrativa. Também prestaram suas homenagens aos agraciados com a comenda o Corregedor-Geral, Airton Pedro Marin Filho, e o presidente da Associação do Ministério Público de Rondônia (AMPRO), Promotor de Justiça Marcelo Lima de Oliveira.
Em seu discurso, o Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, disse que a concessão da comenda era uma afirmação de que os atos praticados pelos homenageados, e, por extensão, das instituições que representam, tiveram uma aprovação coletiva. “Nada é mais gratificante na vida de qualquer pessoa do que o reconhecimento por seu trabalho”.
Fonte: Ascom MPRO
Deputados aprovam projeto de lei que fortalece cultura e esporte em Rondônia
O Projeto de Lei 1095/2025, apresentado pelo Poder Executivo, foi aprovado pelos deputados estaduais e garantiu à Superintendência da Juventude, C
Deputada Ieda Chaves solicita esclarecimentos sobre segurança nas escolas estaduais de Rondônia
A segurança das crianças nas escolas estaduais se tornou foco do Requerimento nº 2720/2025, apresentado na Assembleia Legislativa pela deputada esta
Deputada Cristiane Lopes reforça compromisso com a BR-319 após entrega da ponte no Rio Curuçá
A deputada federal Cristiane Lopes, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, celebrou nesta segunda-feira (29), a liberação da nova pon
Alex Redano solicita implantação do programa Regulariza Rondônia em Ouro Preto do Oeste
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Dep