Segunda-feira, 11 de maio de 2015 - 18h59
O Ministério Público do Estado de Rondônia prestou uma homenagem na manhã desta segunda-feira, dia 11 de maio, às Instituições parceiras, autoridades civis, militares e membros da Instituição, com a entrega das Medalhas da Ordem do Mérito do MPRO, criada pela Lei nº 1.453/2005, com o objetivo de homenagear personalidades e instituições de destaque, nacionais e estrangeiras, por seus méritos e relevantes serviços prestados à cultura jurídica e ao Parquet.
A entrega da honraria ocorreu em sessão solene do Conselho da Ordem do Mérito do Ministério Público, no auditório da Instituição, sob a presidência do seu chanceler, Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar. Foram agraciados com a honraria, no Grã-Cruz, o Conselheiro Paulo Curi, representando o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia; no Grau-Oficial, o Subcomandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Geraldo Elízio, em nome do Comando da Polícia Militar; o diretor da Polícia Civil, Pedro Roberto Gemignani Mancebo; a Assessoria Militar do MPRO, representada pelo coronel Amoan Itai Garret; o diretor do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais, Mauro Shugiro Tada, representando (post mortem) o pesquisador e médico sanitarista Luiz Hildebrando Pereira da Silva, um dos mais respeitados especialistas em doenças tropicais do mundo, cujo trabalho no campo do tratamento da malária é internacionalmente reconhecido.
Também receberam a condecoração, com medalha no Grau-Comendador, os Promotores de Justiça Pedro Abi-Eçab, Éverson Antonio Pini e Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, escolhidos pelos membros do Ministério Público para receberem a honraria por meio da enquete “O PGJ quer saber.”
O Chanceler da Ordem do Mérito, Héverton Aguiar, disse que a entrega das medalhas materializava o agradecimento a todas as Instituições que contribuíram para o fortalecimento do Ministério Público. “Essa medalha é a tradução de um agradecimento às Instituições que com o trabalho colaborativo e parceiro contribuíram para fazer um sociedade mais justa”.
O Conselheiro Paulo Curi, do TCE/RO, fez questão de registrar o orgulho de receber a honraria e dedicou a homenagem todos os membros e servidores do Tribunal de Contas. Ele ressaltou ainda que o Tribunal de Contas passa por um rigoroso processo de aperfeiçoamento, fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo atual presidente do órgão, José Euler Potyguara Pereira de Mello. “Seria muito bom se ele pudesse estar aqui hoje por ser o merecedor dessa homenagem, por não estar medindo esforços para que o Tribunal de Contas cumpra sua missão constitucional”. O conselheiro do TCE destacou ainda a importância do trabalho de parceria entre as instituições de controle do Estado, em especial o Ministério Público do Estado de Rondônia, a qual trouxe resultados positivos para sociedade. “É fundamental que essa atuação colaborativa se sobreponha aos sucessivos gestores”.
Em nome dos membros do MPRO agraciados com a honraria, o Promotor de Justiça Éverson Antonio Pini disse que se sentia lisonjeado com a Medalha de Comendador. “Isso é o resultado positivo de uma construção paulatina de um trabalho em prol da sociedade, que espera ainda muito mais de nós”.
O diretor da Polícia Civil, Pedro Mancebo, destacou o excelente relacionamento entres as instituições policiais civil e militar com o Ministério Público. “Essa medalha é um reconhecimento a todos que fazem as Polícias Civil e Militar”, ressaltou.
Fonte: Ascom MPRO
Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd
Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas
Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est
Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025
Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít
Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d