Sábado, 9 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

MP Itinerante encerra atividades na Zona Leste da Capital



O Projeto MP Itinerante, promovido no período de 15 a 20 de fevereiro, na região Leste de Porto Velho, resultou no atendimento de 1.946 pessoas. Conforme relatório final dos trabalhos, foram emitidas 70 carteiras de identidade; aplicadas 92 vacinas; realizados 250 exames de mamografia e 146 consultas médicas, dentre outros serviços. A maior parte dos atendimentos ocorreu no último sábado (20/02), durante um grande mutirão de ações na Escola Marcelo Cândia, localizada no bairro Marcos Freire.

Sob  a coordenação do Ministério Público de Rondônia e com o apoio de instituições públicas e privadas, o MP Itinerante é uma mobilização em favor do acesso à Justiça,  à saúde e à cidadania, junto a regiões carentes do Estado. A iniciativa tem como objetivo central promover uma verificação da realidade de comunidades menos favorecidas para embasar a atuação do MP em benefício desses cidadãos.

Moradora da zona Leste, a dona de casa, Hosana de Sena, que levou o filho de 13 anos para obter a carteira de identidade, ressaltou o aspecto social do projeto, executado no bairro onde vive. “Moramos longe do centro da cidade e depender de ônibus pra tudo não é fácil. Às vezes, a gente perde a vaga, por não conseguir chegar cedo o suficiente. É importante aproveitar oportunidades como esta”, afirmou.

Rosana Costa disse que a iniciativa  chegou em boa hora à comunidade. Apresentando um quadro de dengue há uma semana e aguardando uma consulta para o próxima dia 25, ela foi avaliada pela equipe médica durante o projeto. “Gostei muito e acho que precisamos de outras atividades assim na nossa região”, disse.

As moradoras fizeram parte das centenas de pessoas que chegaram à Escola Marcelo Cândia na manhã de sábado para receber atendimento. Para se ter ideia da amplitude dos trabalhos, no local, das 8h às 13h, foi contabilizada a emissão de 70 carteiras de  identidade pelo Instituto de Identificação. Já as consultas médicas (17ª BIS e Semusa) resultaram em  146 atendimentos; consultas odontológicas (17ª BIS),  20; vacinação (Semusa), 92; testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites (Agevisa), 85. O  INSS prestou 22 atendimentos. O  Ministério do Trabalho e Emprego, 50; Sepoad, 200; Senac, 94 e IEL, 91.

O encerramento do projeto na Escola Marcelo Cândia também foi marcado por um mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypit. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde, Exército, Cruz Vermelha e Corpo de Bombeiros vistoriam casas do bairro e prestaram esclarecimento aos moradores.

Semana

Ainda durante a semana, como parte das ações do MP Itinerante, o Hospital do Câncer de Barretos realizou 250 mamografias e a Uniron prestou 36 assistências jurídicas. Já a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) realizou a análise de água de 48 residências e prestou 356 atendimentos e entrega de hipoclorito de sódio.

São parceiros do MP Itinerante a 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª BIS); Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa); Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Faculdade Uniron; Hospital do Câncer de Barretos; Correios; Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec); Secretaria Municipal de Saúde (Semusa); Superintendência de Políticas Sobre Drogas (Sepoad); Fhemeron; INSS; Sesc; Senac e IEL.

Ascom MPRO

Gente de OpiniãoSábado, 9 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vereador Everaldo Fogaça participa de reunião de agradecimento no ramal Acreano

Vereador Everaldo Fogaça participa de reunião de agradecimento no ramal Acreano

Em um momento de união e reconhecimento, moradores do Ramal Acreano se reuniram na Fazenda Amaral Borges para agradecer a recuperação completa da es

Cristiane Lopes destina 4 milhões para telefonia móvel em distritos de Rondônia

Cristiane Lopes destina 4 milhões para telefonia móvel em distritos de Rondônia

Em mais uma agenda no Ministério das Comunicações, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista-RO) esteve pessoalmente, nesta terça-feira

Alero realiza entrega de títulos, medalhas e votos de louvor a personalidades que contribuem com o desenvolvimento de Rondônia

Alero realiza entrega de títulos, medalhas e votos de louvor a personalidades que contribuem com o desenvolvimento de Rondônia

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) realizou uma emocionante sessão solene para a outorga de Títulos Honoríficos de Cidadão Rondo

Sessão solene marca lançamento do Livro "Percorrendo 40 anos de história do parlamento rondoniense" de Carlos Manvailer na Alero

Sessão solene marca lançamento do Livro "Percorrendo 40 anos de história do parlamento rondoniense" de Carlos Manvailer na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) celebrou na noite de quarta-feira, 06 de agosto, o lançamento do livro "Percorrendo 40 anos de história

Gente de Opinião Sábado, 9 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)