Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Mototaxistas: Capacitação durante semana do trânsito


A rotina de trabalho, postura junto à sociedade, o bem estar físico e mental, legislações, primeiros socorros e cuidados para evitar acidentes foram alguns dos temas abordados durante a capacitação dada aos mototaxistas, realizada na noite desta quinta feira, 22, no auditório da Fatec. Promovido pela prefeitura de Porto Velho através das secretarias municipais de Trânsito (Semtran), de Educação (Semed) e de Saúde (Semusa), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia e a Policia Rodoviária Federal, o evento é parte integrante da programação da Semana Nacional de trânsito, que teve atividades realizadas durante toda a semana em Porto Velho.

O objetivo é reduzir o índice de motos envolvidas em acidentes. “Esta é a primeira de muitas capacitações realizadas pela prefeitura no sentido de instruir o mototaxista a ter uma conduta defensiva. Além disso, é uma atualização com relação ao trânsito, ao final irão receber um certificado de participação que constará no currículo”, afirma João Marcos Mendes, secretário adjunto da Semtran.

Para João Marcos essas capacitações devem ser periódicas. “Convidamos a todos os condutores, no entanto, para que possamos atender um número maior, uma vez que muitos não vieram devido o horário de trabalho. Mas, realizaremos outras palestras com espaço de tempo mais curto para que todos sejam favorecidos”, disse João.

Segundo João Henrique Miranda, presidente do Sindmoto, o trabalho dos mototaxistas é maior meio dia, final da tarde e começo da noite e que o trânsito requer muita atenção. “Como profissionais, nós nos acomodamos e não percebemos cuidados mínimos que poderíamos adotar no dia-a-dia. Queremos continuar a parceria com a prefeitura para que possamos ter capacitações, reciclagens tudo para que nossa categoria cresça e melhore”, comenta João Henrique.

Hassan Mohamad Hijazi do Detran, afirma o trabalho em parceria com a prefeitura e PRF possibilita uma oportunidade de instruir os condutores. “Queremos alcançar todos os mototaxistas para eles entenderem a responsabilidade com o trânsito, que se preocupem com a própria vida e com as que estão carregando, e ainda, trabalhar a educação, pois o número de mortes com moto é muito grande”, afirma Hassan Mohamad.

A palestrante da PRF inspetora Neusa Maria Mathiazzo, explicou sobre a importância de estar com a saúde em dia e ter uma boa relação familiar, sobre o acidente de transito ser um crime que pode ser evitado se houver prudência e não houver perda de atenção. “Aqueles que respeitam as leis de transito sofrem também acidente, devido a falta de constante previsibilidade, observando locais considerados de risco como uma faixa de pedestre um cruzamento ou ultrapassagens arriscadas, o número de acidentes com motos diminuirá”, explica Neusa.

Os mototaxistas comentaram suas impressões sobre a iniciativa. “Ajuda a desenvolver o nosso conhecimento do transito, com o passar do tempo a gente se esquece da legislação, dos primeiros socorros, e esta palestra esta me fazendo relembrar dos pontos esquecidos, temos te ter atenção no trânsito”, afirma Claudeones Souza. “Foi feito um treinamento e cursos de direção, acredito que com essas atitudes iremos diminuir e ter consciência do transito não trazer o problema de casa para o transito, evitar misturar a velocidade com a raiva ocasionada por problemas familiares”, comenta Fábio Marcelo da Silva.

Ao final houve uma confraternização e sorteios de camisas, quatro capacetes, bonés e garrafas de água personalizadas.

Direção Defensiva

Na segunda feira, 26, os mototaxistas começarão o curso de especialização em direção defensiva. Serão 30 horas que abordarão teoria e prática. Este é um dos requisitos para o recadastramento e também para manter a concessão para trabalhar.

Fonte: Rebeca Barca
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Agro em boas mãos: produção de café dobra e realiza sonhos em Nova Brasilândia do Oeste

O Agro em boas mãos: produção de café dobra e realiza sonhos em Nova Brasilândia do Oeste

Uma história de coragem, força, luta, resiliência e muita, mas muito mesmo, fé! Essa é a saga da família do agricultor Hermes Rodrigues de Assunção,

Deputada Cristiane Lopes entrega mobília completa e equipamentos ao CRAS de Rio Crespo

Deputada Cristiane Lopes entrega mobília completa e equipamentos ao CRAS de Rio Crespo

A deputada federal Cristiane Lopes realizou a entrega oficial de equipamentos ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Rio Crespo. O

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)