Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Motoristas e Cobradores prevêem dificuldades na Campanha Salarial



O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus (SITETUPERON) já encaminhou a pauta de reivindicações da categoria para as empresas de ônibus da Capital e de Candeias do Jamari, referente ao acordo Coletivo de Trabalho 2008/2009, cuja data-base é 1º de Julho. A direção do Sindicato já trabalha na mobilização da categoria e alerta a população e as autoridades municipais para possíveis dificuldades nas negociações, que poderão afetar o funcionamento do sistema de transporte.

Segundo o SITETUPERON, além da questão salarial, as três principais dificuldades da campanha salarial deste ano são a luta pela manutenção da estabilidade da função de cobrador, a limitação do número de microônibus em circulação e a exigência do Ministério Publico do Trabalho (MPT) para retirada de algumas cláusulas do atual Acordo Coletivo.

A função de cobrador, pelo acordo coletivo atual, está assegurada somente até 30/06/2009. Após esta data as empresas poderiam tentar substituir os atuais cobradores por catraca eletrônica. A reivindicação da categoria é ampliação do prazo de estabilidade da função e a mudança da catraca para parte traseira dos ônibus.

A segunda grande dificuldade nas negociações será a necessidade de retirada, por exigência do MPT, de quatro cláusulas do atual acordo coletivo, que durante os últimos anos foram impostas aos trabalhadores pelas empresas, que são: a jornada de trabalho de 07h20, sem intervalo intra-jornada; a responsabilização dos cobradores por valores acima de R$ 50,00, em caso de assaltos; exclusão da jornada do período de locomoção entre garagem da empresa e os terminais urbanos, que está previsto em duas clausulas.

A questão mais polêmica será a jornada, pois legalmente as empresas só teriam duas opções, reduzir a jornada para seis horas, sem redução de salário, ou aumentar para oito horas diárias, com intervalo de uma ou duas horas, aumentando proporcionalmente a remuneração.

A terceira questão polêmica é a utilização de microônibus e dos chamados "micrões", que atualmente contam com uma frota de 22 veículos nas duas empresas da Capital. A reivindicação do Sindicato é que seja limitado o número desses veículos à frota atual, podendo haver apenas substituições das atuais unidades em operação, seja do microônibus comum ou do microônibus maior, o micrão.

Atualmente já existe um acordo assinado entre o SITETUPERON e a Secretaria Municipal de Transporte (SEMTRAN) assegurando essa limitação desses veículos, além de um salário maior para o motorista de micrão. A exigência do Sindicato é para que as empresas também assinem o acordo.

Para iniciar as negociações, que serão acompanhadas pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), o SITETUPERON aguarda apenas o agendamento da primeira reunião por parte das empresas. Na primeira rodada de negociação, a exemplo do ano anterior, o Sindicato reivindicará a assinatura de um pré-acordo, assegurando a boa-fé das partes no processo negocial, acesso à informação, e a manutenção do atual acordo coletivo até a assinatura do novo acordo.

O pré-acordo é importante, pois permite um prazo maior para as negociações, sem a necessidade de antecipar mobilizações ou greve, para garantir os benefícios a partir de 1º de julho. Para o presidente do SITETUPERON, José Ribamar, "apesar de todas as dificuldades, o Sindicato fará todo esforço possível para resolver as questões de forma negociada, enquanto prepara a categoria para qualquer eventualidade".

Fonte:  CUT-RO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano destaca necessidade de construção de novo Grupamento Policial em Theobroma

Deputado Alex Redano destaca necessidade de construção de novo Grupamento Policial em Theobroma

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, apresentou indicação ao governo do estado, com enc

Maçonaria Rondônia recebe deputada federal Silvia Cristina para o fortalecimento institucional e diálogo sobre desenvolvimento

Maçonaria Rondônia recebe deputada federal Silvia Cristina para o fortalecimento institucional e diálogo sobre desenvolvimento

O Grande Oriente do Brasil – Rondônia (GOB, RO) recebeu, na tarde desta quinta-feira, às 16h30, no Palácio Maçônico Euclides Sampaio Froes, a deputa

Deputada Sílvia Cristina comanda grande evento de filiação do partido Progressistas em Porto Velho

Deputada Sílvia Cristina comanda grande evento de filiação do partido Progressistas em Porto Velho

O auditório da Unipar, em Porto Velho, recebeu um grande público para prestigiar o ato de filiação de novas lideranças ao partido Progressistas, na

Aprovado projeto de lei do deputado Luís do Hospital que inclui o Mounjaro na oferta de medicamentos do SUS

Aprovado projeto de lei do deputado Luís do Hospital que inclui o Mounjaro na oferta de medicamentos do SUS

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do deputado Luís do Hospital (MDB) que autoriza a oferta dos

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)