Domingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Motoristas e Cobradores prevêem dificuldades na Campanha Salarial



O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus (SITETUPERON) já encaminhou a pauta de reivindicações da categoria para as empresas de ônibus da Capital e de Candeias do Jamari, referente ao acordo Coletivo de Trabalho 2008/2009, cuja data-base é 1º de Julho. A direção do Sindicato já trabalha na mobilização da categoria e alerta a população e as autoridades municipais para possíveis dificuldades nas negociações, que poderão afetar o funcionamento do sistema de transporte.

Segundo o SITETUPERON, além da questão salarial, as três principais dificuldades da campanha salarial deste ano são a luta pela manutenção da estabilidade da função de cobrador, a limitação do número de microônibus em circulação e a exigência do Ministério Publico do Trabalho (MPT) para retirada de algumas cláusulas do atual Acordo Coletivo.

A função de cobrador, pelo acordo coletivo atual, está assegurada somente até 30/06/2009. Após esta data as empresas poderiam tentar substituir os atuais cobradores por catraca eletrônica. A reivindicação da categoria é ampliação do prazo de estabilidade da função e a mudança da catraca para parte traseira dos ônibus.

A segunda grande dificuldade nas negociações será a necessidade de retirada, por exigência do MPT, de quatro cláusulas do atual acordo coletivo, que durante os últimos anos foram impostas aos trabalhadores pelas empresas, que são: a jornada de trabalho de 07h20, sem intervalo intra-jornada; a responsabilização dos cobradores por valores acima de R$ 50,00, em caso de assaltos; exclusão da jornada do período de locomoção entre garagem da empresa e os terminais urbanos, que está previsto em duas clausulas.

A questão mais polêmica será a jornada, pois legalmente as empresas só teriam duas opções, reduzir a jornada para seis horas, sem redução de salário, ou aumentar para oito horas diárias, com intervalo de uma ou duas horas, aumentando proporcionalmente a remuneração.

A terceira questão polêmica é a utilização de microônibus e dos chamados "micrões", que atualmente contam com uma frota de 22 veículos nas duas empresas da Capital. A reivindicação do Sindicato é que seja limitado o número desses veículos à frota atual, podendo haver apenas substituições das atuais unidades em operação, seja do microônibus comum ou do microônibus maior, o micrão.

Atualmente já existe um acordo assinado entre o SITETUPERON e a Secretaria Municipal de Transporte (SEMTRAN) assegurando essa limitação desses veículos, além de um salário maior para o motorista de micrão. A exigência do Sindicato é para que as empresas também assinem o acordo.

Para iniciar as negociações, que serão acompanhadas pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), o SITETUPERON aguarda apenas o agendamento da primeira reunião por parte das empresas. Na primeira rodada de negociação, a exemplo do ano anterior, o Sindicato reivindicará a assinatura de um pré-acordo, assegurando a boa-fé das partes no processo negocial, acesso à informação, e a manutenção do atual acordo coletivo até a assinatura do novo acordo.

O pré-acordo é importante, pois permite um prazo maior para as negociações, sem a necessidade de antecipar mobilizações ou greve, para garantir os benefícios a partir de 1º de julho. Para o presidente do SITETUPERON, José Ribamar, "apesar de todas as dificuldades, o Sindicato fará todo esforço possível para resolver as questões de forma negociada, enquanto prepara a categoria para qualquer eventualidade".

Fonte:  CUT-RO

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Aparício Carvalho Assume Presidência Estadual do Republicanos em Rondônia

Dr. Aparício Carvalho Assume Presidência Estadual do Republicanos em Rondônia

Em uma reconfiguração significativa do partido Republicanos, o empresário, médico psiquiatra, ex-deputado federal e ex-vice-governador de Rondônia,

Sebrae quer impulsionar o empreendedorismo no estado estreitando a parceria com parlamentares rondonienses

Sebrae quer impulsionar o empreendedorismo no estado estreitando a parceria com parlamentares rondonienses

Inspirado pela fala dos parlamentares da bancada federal de Rondônia, durante a 11ª Rondônia Rural Show Internacional, o diretor-superintendente do

Cristiane Lopes Indica Emenda Parlamentar para a Reforma do Complexo Poliesportivo Deroche em Porto Velho

Cristiane Lopes Indica Emenda Parlamentar para a Reforma do Complexo Poliesportivo Deroche em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) celebrou a conclusão do projeto que dará início aos trabalhos de reforma e requalificação do Compl

Asdec realiza 3° Torneio de Pesca Esportiva em Cacoal

Asdec realiza 3° Torneio de Pesca Esportiva em Cacoal

A Associação Desportiva e Ecológica dos Pescadores de Cacoal (Asdec) promove no próximo domingo (23) seu 3º Torneio de Pesca Esportiva. A competição

Gente de Opinião Domingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)