Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Mosquini viabiliza parceria do Incra com Prefeituras



Na tarde de ontem, quarta-feira (28), o Incra deu o primeiro passo para acelerar a emissão de títulos dos assentados em Rondônia . O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em Porto Velho, realizou a assinatura do termo de cooperação técnica com a Prefeitura de Buritis, autorizando o município a realizar a vistoria e outros serviços em cooperação vizando a titulação das propriedades rurais da região.

O deputado Lúcio Mosquini viabilizou a elaboração do termo com Buritis em função da grande demanda da região. O ato de assinatura entre o Superintendente Regional do Incra em Rondônia, Cletho Muniz de Brito, o Prefeito de Buritis, Roni foi muito comemorado pelo Deputado. "Esse termo de cooperação técnica é inédito. É um passo importante para a regularização fundiária em Rondônia, isso é um marco na história da regularizaçãofundiária "ressalta Mosquini.

A assinatura faz parte das ações previstas na Lei nº 13.465, aprovada pela Câmara em junho de 2017, que dispões sobre a regularização fundiária rural e urbana, sobre a liquidação de créditos concedidos aos assentados da reforma agrária e sobre a regularização fundiária no âmbito da Amazônia Legal. "Eu tenho certeza que a Lei que ajudamos a criar no Congresso Nacional de regularização fundiária, agora sim vai andar em passos largos", diz parlamentar Lúcio Mosquini.

Já para o superintendente do Incra essa parceria só vem reafirmar o compromisso da instituição com o povo de Rondônia. "Essa parceria do Incra não é da boca pra fora, ela é verdadeira. Com a regulamentação da Lei agora nós estamos habilitados para fazer a regularização que tanto a população espera", afirma Brito.

Mais de 8 mil proprietários de terras serão beneficiados com esta ação e todos serão atendidos na cidade de Buritis evitando o deslocamento dos produtores rurais para a capital, na busca de informações sobre os processos de tramitação no INCRA. "Agradeço o deputado Lúcio pela parceria e ao Brito. Essa parceria irá beneficiar a nossa população de uma forma geral, adquirindo os seus títulos. Isso é muito importante para o nosso município", afirma o prefeito de Buritis.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Ao longo de 2025, a deputada federal Cristiane Lopes tem consolidado sua atuação com pautas que dialogam diretamente com o desenvolvimento de Rondôn

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado solicitando a dis

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026

A deputada federal Sílvia Cristina avaliou de forma as ações de seu mandato em 2025, destacando como o diferencial neste ano a efetivação do projeto

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)