Sexta-feira, 19 de junho de 2015 - 05h02
Brasília – O deputado federal Lúcio Mosquini (PMDB-RO) está preocupado com um problema que vem ocorrendo em áreas de pastagens em todo o estado e já prejudica os produtores. A morte da forrageira – também chamada de “morte súbita” - vem ocorrendo principalmente em áreas de pastagens de Brachiária Brizantha, vulgarmente conhecidas como braquiarão ou brizantão, no Acre e norte do Mato Grosso, além de diversos municípios de Rondônia.
Também chamada de Síndrome da morte da brachiária, ela ocorre principalmente no período das chuvas. As causas, segundo especialistas, são a mudança de uso da terra, o monocultivo do brachiarão e a degradação dos solos. Algumas características da região amazônica também favorecem a síndrome, como o grande índice pluviométrico e a baixa drenagem e permeabilidade dos solos.
Segundo dados da EMBRAPA, no estado do Mato Grosso, aproximadamente 2 milhões de hectares de pastagens apresentam algum tipo de mortalidade ocasionada pela síndrome.
Sensível ao problema o deputado Lúcio Mosquini esteve no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento solicitando uma equipe para estudar o assunto e propor soluções aos produtores rondonienses.
“Esta doença está se alastrando e ninguém está tomando providências. Os produtores rurais com os quais tenho falado conhecem o assunto e estão preocupados”, afirmou Mosquini.
O deputado também manteve contato com técnicos rondonienses e uma das alternativas seria a substituição da B.b. Marandú por outras forrageiras. No entanto, os produtores devem ser orientados no momento da escolha da nova forrageira. Agrava o problema a ausência de pesquisas e informações técnicas sobre a síndrome.
“O fato é que alguma coisa tem que ser feita em prol dos produtores. Da minha parte já fiz esta gestão junto ao Ministério da Agricultura e estou à disposição de técnicos e produtores no que for preciso. Rondônia é o celeiro do Brasil e uma praga como esta não pode comprometer nossa produção”, concluiu Mosquini.
Fonte: Ascom / Lúcio Mosquini (PMDB-RO)
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)