Terça-feira, 23 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Moreira Mendes critica proposta de ampliação de terra indígena em Rondônia


A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados vai discutir em breve a proposta do governo federal de ampliar os limites territoriais da área indígena Karitiana, localizada nos municípios de Porto Velho e de Candeias do Jamari, em Rondônia. A ampliação da reserva está sendo analisada por um grupo de trabalho criado pela Fundação Nacional do Índio (Funai) em junho deste ano. Pela proposta, a área total da reserva - que hoje é de 90 mil hectares - deverá passar para 160 mil hectares. Na opinião do deputado Moreira Mendes, a medida poderá acarretar um enorme problema social, atingindo diversos produtores rurais que se encontram no entorno da atual demarcação.

“Isto é um absurdo! Primeiro porque fere uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que, ao definir a criação da reserva Raposa Serra do Sol (em Roraima), disse claramente que não se poderia ampliar terra indígena já criada”, disse o deputado, lembrando que a reserva Karitiana foi criada há mais de 40 anos, quando existiam pouco mais de 440 índios; hoje, são cerca de 370. “Mesmo assim, tem alguém por trás - me parece que apenas dois líderes indígenas – querendo ampliar a reserva. Então, tem alguma coisa muito grave por trás disso, e a gente tem de denunciar”.

Para Moreira Mendes, o que há por trás desse movimento em Rondônia são ONGs (Organizações não Governamentais) internacionais interessadas nos recursos naturais da Amazônia brasileira. Prova disso, segundo ele, “é que as pessoas que acompanham o trabalho dos antropólogos da Funai não falam sequer o português”.

Impacto

Se a reserva for ampliada, avalia Moreira, os municípios de Porto Velho, Candeias do Jamari e o distrito de Triunfo, bem como toda a região do Alto Rio Preto, serão impactados negativamente. “Hoje é a reserva Karitiana, na região de Porto Velho; amanhã (esse movimento) pode acontecer na região de Corumbiara, de Guajará-Mirim... vão querer ampliar reservas sem necessidade e sem poder. Por isso alerto a todos para que, ao tomarem conhecimento de qualquer coisa nesse sentido, procurem as autoridades competentes”.

O deputado adiantou que no próximo dia 28 os índios da tribo indígena deverão estar em Brasília para dizer ao presidente da Funai que não querem a ampliação.

Audiência pública

A proposta de ampliação da reserva Karitiana será discutida no dia 18 de outubro em audiência pública requerida pelos deputados Moreira Mendes e Carlos Magno. O principal convidado é o presidente da Funai, Márcio Augusto Freitas de Meira. Também serão convidados o diretor do Sindicato dos Pecuaristas de Porto Velho (Sinpec), Wesley Vilaça Melo, e o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Igarapé Três Casas, Márcio Silva Maluf.

Fonte: Claudivan Santiago com informações da Agência Câmara
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Alero recebe a secretária de Estado da Educação, Albaniza Menandro

Presidente da Alero recebe a secretária de Estado da Educação, Albaniza Menandro

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), recebeu em seu gabinete, a visita institucional da secretár

Alero e FGV definem lançamento de edital de concurso para outubro de 2025

Alero e FGV definem lançamento de edital de concurso para outubro de 2025

Na manhã desta terça-feira (23), aconteceu uma reunião entre representantes da comissão de servidores do novo concurso da Assembleia Legislativa de

Deputada Cristiane Lopes e prefeito Léo Moraes entregam 6 voadeiras para reforçar saúde ribeirinha em Porto Velho

Deputada Cristiane Lopes e prefeito Léo Moraes entregam 6 voadeiras para reforçar saúde ribeirinha em Porto Velho

Com o objetivo de garantir acesso rápido e digno aos serviços de saúde nas regiões mais isoladas de Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes

Deputada Cláudia de Jesus pede extensão de direito a cômputo de tempo de serviço na pandemia a todos os servidores do estado

Deputada Cláudia de Jesus pede extensão de direito a cômputo de tempo de serviço na pandemia a todos os servidores do estado

Da assessoria – A deputada Cláudia de Jesus (PT), pede que seja elaborado e enviado um Projeto de Lei Complementar que disponha sobre o cômputo, p

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)