Sexta-feira, 28 de agosto de 2009 - 11h50
O deputado Moreira Mendes (PPS-RO) fez na manhã de hoje um discurso emocionado na tribuna da Câmara em homenagem aos 38 anos de criação da Emater no estado de Rondônia. Ele destacou que a entidade é responsável pelo início da colonização e do desenvolvimento no estado e motivo permanente de orgulho para todos os rondonienses. “Foi exatamente com a implantação da Emater que teve início essa nova Rondônia”, registrou.
Ao fazer um retrospecto da história da Emater, Moreira lembrou que a entidade foi criada em 31 de agosto de 1971 sob a denominação de Associação de Crédito e Assistência Rural do Território Federal de Rondônia – ACAR-RO, época em que o Brasil tinha na presidência da República o general Emílio Garrastazu Médici, um dos artífices do governo militar. Lembrou também que a entidade evoluiu muito ao longo dos anos, consolidando-se como uma das entidades de apoio ao setor rural mais respeitadas do país.
Moreira ressaltou que, contrariamente às demais unidades espalhadas Brasil afora, a Emater de Rondônia é uma associação civil de personalidade jurídica de direito privado, e presta relevantes serviços à agricultura e à pecuária rondoniense. “Essa agricultura e essa pecuária que temos hoje se deve ao esforço fantástico da Emater”, afirmou.
Ainda segundo o deputado, a criação da Emater e o processo de colonização encabeçado pelo Incra desencadearam um processo vigoroso de desenvolvimento, mas, por outro lado, a realidade atual não é nada favorável aos produtores rurais. “Hoje nós pagamos um preço caro por conta dessa colonização, desse desbravamento feito na região, no que diz respeito às questões ambientais. Somos injustamente taxados de devastadores da Amazônia. E fomos pra lá chamados pelo governo federal, agora somos punidos por isso”, lamentou. Moreira acrescentou, no entanto, que, apesar de todos os empecilhos, Rondônia continua produzindo, continua forte no campo, “e tudo por conta da agricultura e da pecuária, que são a base da economia local”.
A mensagem
“Quero prestar minha homenagem sincera, calorosa, a esses bravos heróis do campo, e faço isso na pessoa do engenheiro Sorrival Lima (secretário-executivo), desejando a ele, a todos os técnicos e funcionários da Emater minhas sinceras homenagens. E dizer que nós todos, rondonienses, temos muito orgulho da Emater e do trabalho que ela, ao longo dessa história moderna de Rondônia, desses últimos 38 anos, vem prestando a nossa gente. E faço isso com o coração cheio de alegria, porque, efetivamente, essa nossa Emater tem uma história que se confunde com a história moderna do nosso estado”.
Moreira registrou ainda a grande contribuição dada pelo pioneiro e colonizador Assis Canuto, responsável pelo Incra na época da implantação da Emater, e um dos principais apoiadores da entidade.
Fonte: Claudivan Santiago
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O ano de 2025 foi marcado por uma atuação constante da deputada federal Cristiane Lopes em defesa dos interesses de Rondônia. Ao longo do ano, a par

Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)