Segunda-feira, 2 de abril de 2018 - 14h42
Num evento simples, mas de muito significado, foi hasteada, nesta segunda-feira (02), a bandeira de Rondônia, instalada na entrada da cidade de Porto Velho, no Trevo do Roque. Idealizador do monumento, o governador Confúcio Moura disse que o pavilhão, que simboliza o estado, deve inspirar a união dos rondonienses em favor do progresso.
O mastro de 25 metros e a bandeira podem ser vistos de variados pontos da cidade.
Cada empresa, cada escola, cada prefeitura devem, na opinião do governador, ostentar uma bandeira de Rondônia e assim demonstrar o amor ao estado. Ele citou como exemplo o Acre, onde a pavilhão do estado pode ser visto até mesmo nas residências.
O ex-governador Jorge Teixeira também foi citado por Confúcio Moura como exemplo de amor ao estado, fato que justifica a efígie instalada ao lado do mastro.
Segundo o secretário do Planejamento Orçamento e Gestão, George Braga, a ideia da construção do monumento surgiu em 2011, mas enfrentou uma série de entraves burocráticos até ser concretizada. Ele também fez referência a Jorge Teixeira pela determinação em levar a cabo a instalação do estado de Rondônia.
Para Braga, o arquiteto e artista plástico Júlio Carvalho, autor da efígie de Jorge Teixeira, e o arquiteto Silvio Carvajal Feitosa, autor do projeto da Bandeira de Rondônia, são exemplo da capacidade criativa do povo rondoniense.
A inauguração do mastro levou para o Trevo do Roque autoridades estaduais, além de Devanildo de Jesus Santana, representante do prefeito Hildon Chaves, e o grão mestre da Grande Loja Maçônica Aldino Brasil.
Também participou da cerimônia Silvio Carvajal, que é arquiteto e servidor público municipal. Ele tinha 17 anos quando participou e venceu o concurso que e escolheu o projeto da Bandeira do estado de Rondônia, que estava sendo instalado.
Oriundo de uma família tradicional, cujos primeiros representantes chegaram a Porto Velho entre 1915 e 1920, Silvio Feitosa disse que é motivo de orgulho testemunhar um trabalho de sua autoria, a bandeira de Rondônia, sendo reconhecido pela população do estado.
Feitosa destacou ainda que sua família sempre defendeu os valores da região e que cresceu com este sentimento, por isto decidiu participar do concurso em que foi escolhido o projeto da bandeira do estado.
Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).