Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Mobilização de combate à exploração sexual


 A coordenadora de Saúde do Adolescente, da secretaria municipal de Saúde (Semusa), Francimar Oliveira, informou esta semana que a prefeitura está programando um cronograma de atividades alusivas ao dia 18 de maio, “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”. Por ocasião da data, também acontece a campanha “Faça bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”, nacionalmente.

As atividades deverão ser anunciadas em breve e envolverá toda a rede municipal de Enfrentamento à Violência contra Crianças e AdoGente de Opiniãolescentes. Uma das atividades da campanha, que acontece durante todo o mês de maio e cujo símbolo é uma flor, é o lançamento do Prêmio Neide Castanha. Seu objetivo é reconhecer projetos e iniciativas exitosas no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

A premiação é uma homenagem à assistente social Neide Viana Castanha, já falecida e que foi secretária-executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes por oito anos. Além disso, a assistente social coordenou por 15 anos o Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria), do qual era uma das fundadoras.

A programação da campanha “Faça bonito” conta, ainda, com a realização de seminários, a exibição e discussão de filmes e peças de teatro sobre o tema e outras ações. Oito estados, além do Distrito Federal, participam da campanha – Amazonas, Bahia, Ceará, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído no Brasil pela Lei n° 9.970/2000, em memória de Araceli Cabrera Crespo. A menina foi sequestrada, sofreu violência sexual e foi assassinada em 18 de maio de 1973, quando tinha 8 anos, em Vitória (ES). “Esta data vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis”, reforçou a temática da campanha, a coordenadora Francimar.

Ainda segundo Francimar, a participação da prefeitura reforça as ações do município. “ Hoje temos a rede de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes da qual participam representantes de vários órgãos que lutam por esta classe; temos a Casa da Juventude que acolhe e profissionaliza os jovens, o Centro Integrado da Criança e do Adolescente que insere as crianças em vulnerabilidade social ou que cumprem medidas socioeducativas, além disso as escolas municipais oferecem no contraturno dos alunos cursos, oficinas e atividades recreativas e esportivas que ajudam na formação das crianças e as tiram das ruas ou de situações de vulnerabilidade, no período em que não estão em sala de aula”, relatou.

Programação

A programação nacional, do 18 de maio, inicia com uma solenidade no Palácio do Planalto, às 14h00, em Brasília. Durante a solenidade, acontecerá a entrega do Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente.

Também estão previstos para a solenidade: a entrega das contribuições do Comitê para o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, o lançamento da edição atualizada da Matriz Intersetorial de Enfrentamento à Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescente, e por fim o lançamento do Caderno Temático Direitos Sexuais são Direitos Humanos.

Após a solenidade, todos os presentes sairão em carreata com a caravana Siga Bem Criança, o trajeto se encerra na Esplanada dos Ministérios, com o show da banda Atitude Feminina. Está prevista a participação de 1.300 crianças e adolescentes de escolas e instituições do Distrito Federal e entorno.

Fonte: Meiry Santos/ Divulgação
Foto: Divulgação

 

Gente de OpiniãoDomingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil

Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil

Uma importante ação voltada à proteção da infância e da adolescência foi oficializada em Rondônia com a publicação da Lei nº 6.014, de 25 de abril d

Deputada Federal Cristiane Lopes é homenageada com Medalha Mérito da Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia

Deputada Federal Cristiane Lopes é homenageada com Medalha Mérito da Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia

Em uma noite marcada por emoção, gratidão e reconhecimento mútuo, a deputada federal Cristiane Lopes foi agraciada com a Medalha Mérito da Comunicaç

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Gente de Opinião Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)