Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ministro manda investigar cartel do boi no Estado, diz Amorim


O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, envia nos próximos dias a Rondônia uma equipe técnica para investigar a eventual cartelização do setor de abate de gado (frigorífico). O comunicado foi repassado hoje (01), ao deputado federal Ernandes Amorim (PTB), em resposta ao pedido de investigação, feito essa semana, com base em denúncias recebidas pelo parlamentar.

De acordo com a denúncia apresentada por Amorim ao ministro, donos de frigoríficos se dizem ameaçados, sem poder trabalhar,  "numa onda de terrorismo", com fiscalizações excessivas instigadas pelo cartel, e feitas por fiscais da Delegacia Federal da Agricultura, subordinada ao Ministério da Agricultura.

"O ministro nos apresentou uma série de opções para resolver o problema e, de consenso, achamos por bem o envio de técnicos para investigar a denúncia e, conseqüentemente, orientação ao corpo de fiscais para o cumprimento das normas exigidas para funcionamento dos frigoríficos, sem as ameaças reclamadas de fechamento e até de uso da Polícia Federal", afirma Amorim.

Segundo ele, as ameaças feitas a mando do cartel visam prejudicar os 13 frigoríficos instalados no Estado, responsáveis pela média de 600 empregos diretos cada, movimentação da economia e da receita estadual.

O envio da equipe ministerial visa também por fim a insubordinação dos fiscais. "Na qualidade de parlamentar alinhado a base do Governo Federal, mostrei ao ministro a condição de dar apoio ao titular da Delegacia Federal da Agricultura em Rondônia, naquilo que me for permitido", disse Amorim.

Força contra o cartel
Também para evitar a cartelização em Rondônia, prática criminosa presente em outros estados, Amorim foi procurado essa semana, pelo presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), Péricles Pessoa Salazar. Com essa entidade, o parlamentar se comprometeu em discutir um projeto que auxilie o setor de pequenos e médios frigoríficos nacionais a se inserir cada vez mais no ramos das exportações

Fonte: Yodon Guedes

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes participa de certificação do projeto Pcd+ Mães Atípicas em Ji-Paraná

Deputada federal Cristiane Lopes participa de certificação do projeto Pcd+ Mães Atípicas em Ji-Paraná

Em Ji-Paraná (RO), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou, no Evolução Instituto de Ciência e Tecnologia, da cerimônia de c

Presidente regional do partido, deputada Sílvia Cristina abonou a filiação e destacou a forma humanizada como ele atua

Presidente regional do partido, deputada Sílvia Cristina abonou a filiação e destacou a forma humanizada como ele atua

O médico clínico geral Maiquy Paulo, que atua em Ouro Preto do Oeste e cidades da região Central, além de atuar em Machadinho do Oeste e Alto Paraís

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

Durante a sessão extraordinária transformada em comissão geral realizada nesta quarta-feira (10), a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) voltou a

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou requerimento solicitando a realização de audiênc

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)