Sexta-feira, 1 de junho de 2007 - 11h38
O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, envia nos próximos dias a Rondônia uma equipe técnica para investigar a eventual cartelização do setor de abate de gado (frigorífico). O comunicado foi repassado hoje (01), ao deputado federal Ernandes Amorim (PTB), em resposta ao pedido de investigação, feito essa semana, com base em denúncias recebidas pelo parlamentar.
De acordo com a denúncia apresentada por Amorim ao ministro, donos de frigoríficos se dizem ameaçados, sem poder trabalhar, "numa onda de terrorismo", com fiscalizações excessivas instigadas pelo cartel, e feitas por fiscais da Delegacia Federal da Agricultura, subordinada ao Ministério da Agricultura.
"O ministro nos apresentou uma série de opções para resolver o problema e, de consenso, achamos por bem o envio de técnicos para investigar a denúncia e, conseqüentemente, orientação ao corpo de fiscais para o cumprimento das normas exigidas para funcionamento dos frigoríficos, sem as ameaças reclamadas de fechamento e até de uso da Polícia Federal", afirma Amorim.
Segundo ele, as ameaças feitas a mando do cartel visam prejudicar os 13 frigoríficos instalados no Estado, responsáveis pela média de 600 empregos diretos cada, movimentação da economia e da receita estadual.
O envio da equipe ministerial visa também por fim a insubordinação dos fiscais. "Na qualidade de parlamentar alinhado a base do Governo Federal, mostrei ao ministro a condição de dar apoio ao titular da Delegacia Federal da Agricultura em Rondônia, naquilo que me for permitido", disse Amorim.
Força contra o cartel
Também para evitar a cartelização em Rondônia, prática criminosa presente em outros estados, Amorim foi procurado essa semana, pelo presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), Péricles Pessoa Salazar. Com essa entidade, o parlamentar se comprometeu em discutir um projeto que auxilie o setor de pequenos e médios frigoríficos nacionais a se inserir cada vez mais no ramos das exportações
Fonte: Yodon Guedes
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes
O deputado estadual Cirone Deiró apresentou proposta ao Governo do Estado, à Casa Civil e à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento

Rondônia celebrou, no último dia 4 de janeiro, seus 44 anos de instalação, uma data que simboliza a força de um estado construído por um povo trabal

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei Complementar 114/2025 que promove alteraç

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025
Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)