Sexta-feira, 1 de junho de 2007 - 11h38
O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, envia nos próximos dias a Rondônia uma equipe técnica para investigar a eventual cartelização do setor de abate de gado (frigorífico). O comunicado foi repassado hoje (01), ao deputado federal Ernandes Amorim (PTB), em resposta ao pedido de investigação, feito essa semana, com base em denúncias recebidas pelo parlamentar.
De acordo com a denúncia apresentada por Amorim ao ministro, donos de frigoríficos se dizem ameaçados, sem poder trabalhar, "numa onda de terrorismo", com fiscalizações excessivas instigadas pelo cartel, e feitas por fiscais da Delegacia Federal da Agricultura, subordinada ao Ministério da Agricultura.
"O ministro nos apresentou uma série de opções para resolver o problema e, de consenso, achamos por bem o envio de técnicos para investigar a denúncia e, conseqüentemente, orientação ao corpo de fiscais para o cumprimento das normas exigidas para funcionamento dos frigoríficos, sem as ameaças reclamadas de fechamento e até de uso da Polícia Federal", afirma Amorim.
Segundo ele, as ameaças feitas a mando do cartel visam prejudicar os 13 frigoríficos instalados no Estado, responsáveis pela média de 600 empregos diretos cada, movimentação da economia e da receita estadual.
O envio da equipe ministerial visa também por fim a insubordinação dos fiscais. "Na qualidade de parlamentar alinhado a base do Governo Federal, mostrei ao ministro a condição de dar apoio ao titular da Delegacia Federal da Agricultura em Rondônia, naquilo que me for permitido", disse Amorim.
Força contra o cartel
Também para evitar a cartelização em Rondônia, prática criminosa presente em outros estados, Amorim foi procurado essa semana, pelo presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), Péricles Pessoa Salazar. Com essa entidade, o parlamentar se comprometeu em discutir um projeto que auxilie o setor de pequenos e médios frigoríficos nacionais a se inserir cada vez mais no ramos das exportações
Fonte: Yodon Guedes
Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Incentivo fiscal à cultura em Rondônia ganha reforço com indicação de Cláudia de Jesus
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou indicação à Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) e à Secretaria de Estado da Juventude, Cul

Deputada federal Cristiane Lopes defende mais mulheres na política durante evento do TRE-RO
A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO), uma forte defensora da maior participação feminina na política, com atuação voltada ao fortalecimen

Célio Lopes se filia ao União-Brasil e lança pré-candidatura a deputado federal
O advogado Célio Lopes, 34 anos, assinou nesta terça-feira (31) sua filiação ao União-Brasil, em cerimônia realizada em Brasília. A adesão foi abona

A educação de Cacoal recebe um importante reforço com a destinação de mais de R$ 3 milhões para obras em escolas da rede municipal. O recurso, viabi
Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)