Porto Velho (RO) domingo, 20 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Ministro do TST destaca importância do simpósio da OAB


A realização do III Simpósio de Direito Processual pela Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia, que será aberto na noite desta terça-feira, é classificado pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho, João Oreste Dalazen, como uma iniciativa louvável, que contribui para o aprimoramento dos operadores do Direito e que redunda na eficiente administração da Justiça. A declaração do ministro João Oreste Dalazen foi feita durante visita do presidente da OAB Rondônia, advogado Hélio Vieira, ao ministro, que é o corregedor-geral da Justiça do Trabalho e está em Rondônia promovendo correição no TRT da 14ª Região – Rondônia e Acre.

Hélio Vieira visitou o ministro acompanhado pelo conselheiro estadual da OAB José Bandeira Filho e conversou sobre prestação jurisdicional da Justiça do Trabalho em Rondônia. Hélio falou também sobre questão do respeito às prerrogativas profissionais dos advogados e da experiência do escritório corporativo para por fim às reclamações a termo. “A OAB luta contra a realização de audiência sem a presença do advogado por entender que isso dificulta a atuação do magistrado e pode resultar em prejuízo para uma das partes. Invariavelmente, o prejuízo fica com a parte mais fraca que é o trabalhador”, observou Hélio.

Ao trocar impressões sobre o futuro da prestação jurisdicional em Rondônia, o conselheiro Bandeira Filho reiterou ao ministro Dalazen a necessidade de a Justiça do Trabalho aumentar seu efetivo de funcionários e juízes para fazer frente ao aumento de demanda que certamente surgirá, caso se concretizem a construção das hidrelétricas do Madeira.

A propósito de reclamação a termo, o ministro lembrou que quando foi juiz de primeira instância no interior do Paraná mantinha entendimento com a subseção da OAB para que as audiências fossem sempre realizadas com a presença de advogado.

O presidente da OAB Rondônia falou também sobre a proposta da Ordem de tentar implantar na grade curricular dos cursos de Direito a disciplina de prerrogativas, tal a importância que esse conceito atingiu nas relações entre advogado, magistrados e clientes.
Com longos anos de experiência na atividade jurídica, o ministro João Oreste Dalazen se animou-se com a iniciativa da OAB Rondônia e assegurou que vai sugerir a inclusão de noções de prerrogativas nos cursos aplicadas pela Escola Nacional de Aperfeiçoamento da Magistratura Trabalhista.

O III Simpósio de Direito Processual da OAB será aberto às 19h 30 desta terça-feira, com palestra da desembargadora federal Assusete Magalhães, presidente do Tribunal regional Federal da 1ª Região. Ela vai abordar a “Reforma do Poder Judiciário”. O simpósio prossegue até quinta-feira. Para o ministro do TST, o simpósio tem outro fator fundamental, sobretudo para os advogados mais jovens, que é o contato com os mais experientes.

Fonte: Carlos Araújo – MTb 162-RO
 


Mais Sobre Política

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Após a vereadora Cristiane Lopes (PP) ir até o Ministério Público Estadual (MP/RO), para relatar os problemas das obras de pavimentação dos bairros Fl

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mais de 1700 parlamentares e parceiros da ONU e da sociedade civil de todo o mundo estão reunidos em Belgrado, na Sérvia, onde acontece a 141ª Assembl

Erro na tabela de vencimentos dos professores volta a ser discutido na Comissão de Educação

Erro na tabela de vencimentos dos professores volta a ser discutido na Comissão de Educação

A Comissão de Educação e Cultura (CEC), da Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta quarta-feira (16), para deliberar projetos e voltou a di

Liderança na produção do cacau depende da vontade política, aponta debate

Liderança na produção do cacau depende da vontade política, aponta debate

A volta do protagonismo brasileiro na produção de cacau depende de mais investimentos em pesquisa e de ações como o fortalecimento da Comissão Executi