Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ministro do TST destaca importância do simpósio da OAB


A realização do III Simpósio de Direito Processual pela Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia, que será aberto na noite desta terça-feira, é classificado pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho, João Oreste Dalazen, como uma iniciativa louvável, que contribui para o aprimoramento dos operadores do Direito e que redunda na eficiente administração da Justiça. A declaração do ministro João Oreste Dalazen foi feita durante visita do presidente da OAB Rondônia, advogado Hélio Vieira, ao ministro, que é o corregedor-geral da Justiça do Trabalho e está em Rondônia promovendo correição no TRT da 14ª Região – Rondônia e Acre.

Hélio Vieira visitou o ministro acompanhado pelo conselheiro estadual da OAB José Bandeira Filho e conversou sobre prestação jurisdicional da Justiça do Trabalho em Rondônia. Hélio falou também sobre questão do respeito às prerrogativas profissionais dos advogados e da experiência do escritório corporativo para por fim às reclamações a termo. “A OAB luta contra a realização de audiência sem a presença do advogado por entender que isso dificulta a atuação do magistrado e pode resultar em prejuízo para uma das partes. Invariavelmente, o prejuízo fica com a parte mais fraca que é o trabalhador”, observou Hélio.

Ao trocar impressões sobre o futuro da prestação jurisdicional em Rondônia, o conselheiro Bandeira Filho reiterou ao ministro Dalazen a necessidade de a Justiça do Trabalho aumentar seu efetivo de funcionários e juízes para fazer frente ao aumento de demanda que certamente surgirá, caso se concretizem a construção das hidrelétricas do Madeira.

A propósito de reclamação a termo, o ministro lembrou que quando foi juiz de primeira instância no interior do Paraná mantinha entendimento com a subseção da OAB para que as audiências fossem sempre realizadas com a presença de advogado.

O presidente da OAB Rondônia falou também sobre a proposta da Ordem de tentar implantar na grade curricular dos cursos de Direito a disciplina de prerrogativas, tal a importância que esse conceito atingiu nas relações entre advogado, magistrados e clientes.
Com longos anos de experiência na atividade jurídica, o ministro João Oreste Dalazen se animou-se com a iniciativa da OAB Rondônia e assegurou que vai sugerir a inclusão de noções de prerrogativas nos cursos aplicadas pela Escola Nacional de Aperfeiçoamento da Magistratura Trabalhista.

O III Simpósio de Direito Processual da OAB será aberto às 19h 30 desta terça-feira, com palestra da desembargadora federal Assusete Magalhães, presidente do Tribunal regional Federal da 1ª Região. Ela vai abordar a “Reforma do Poder Judiciário”. O simpósio prossegue até quinta-feira. Para o ministro do TST, o simpósio tem outro fator fundamental, sobretudo para os advogados mais jovens, que é o contato com os mais experientes.

Fonte: Carlos Araújo – MTb 162-RO
 


Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)