Quinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ministro do TST destaca importância do simpósio da OAB


A realização do III Simpósio de Direito Processual pela Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia, que será aberto na noite desta terça-feira, é classificado pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho, João Oreste Dalazen, como uma iniciativa louvável, que contribui para o aprimoramento dos operadores do Direito e que redunda na eficiente administração da Justiça. A declaração do ministro João Oreste Dalazen foi feita durante visita do presidente da OAB Rondônia, advogado Hélio Vieira, ao ministro, que é o corregedor-geral da Justiça do Trabalho e está em Rondônia promovendo correição no TRT da 14ª Região – Rondônia e Acre.

Hélio Vieira visitou o ministro acompanhado pelo conselheiro estadual da OAB José Bandeira Filho e conversou sobre prestação jurisdicional da Justiça do Trabalho em Rondônia. Hélio falou também sobre questão do respeito às prerrogativas profissionais dos advogados e da experiência do escritório corporativo para por fim às reclamações a termo. “A OAB luta contra a realização de audiência sem a presença do advogado por entender que isso dificulta a atuação do magistrado e pode resultar em prejuízo para uma das partes. Invariavelmente, o prejuízo fica com a parte mais fraca que é o trabalhador”, observou Hélio.

Ao trocar impressões sobre o futuro da prestação jurisdicional em Rondônia, o conselheiro Bandeira Filho reiterou ao ministro Dalazen a necessidade de a Justiça do Trabalho aumentar seu efetivo de funcionários e juízes para fazer frente ao aumento de demanda que certamente surgirá, caso se concretizem a construção das hidrelétricas do Madeira.

A propósito de reclamação a termo, o ministro lembrou que quando foi juiz de primeira instância no interior do Paraná mantinha entendimento com a subseção da OAB para que as audiências fossem sempre realizadas com a presença de advogado.

O presidente da OAB Rondônia falou também sobre a proposta da Ordem de tentar implantar na grade curricular dos cursos de Direito a disciplina de prerrogativas, tal a importância que esse conceito atingiu nas relações entre advogado, magistrados e clientes.
Com longos anos de experiência na atividade jurídica, o ministro João Oreste Dalazen se animou-se com a iniciativa da OAB Rondônia e assegurou que vai sugerir a inclusão de noções de prerrogativas nos cursos aplicadas pela Escola Nacional de Aperfeiçoamento da Magistratura Trabalhista.

O III Simpósio de Direito Processual da OAB será aberto às 19h 30 desta terça-feira, com palestra da desembargadora federal Assusete Magalhães, presidente do Tribunal regional Federal da 1ª Região. Ela vai abordar a “Reforma do Poder Judiciário”. O simpósio prossegue até quinta-feira. Para o ministro do TST, o simpósio tem outro fator fundamental, sobretudo para os advogados mais jovens, que é o contato com os mais experientes.

Fonte: Carlos Araújo – MTb 162-RO
 


Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) recebeu no último dia 12 de junho (quarta-feira) uma demanda para solucionar a drenagem pluvial na a

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Cumprindo uma intensa agenda pelo interior de Rondônia, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) visitou na última semana os municípios de

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

A cidade de Rolim de Moura receberá nos dias 8 e 9 de agosto a 3ª Feira Científica. O fórum, organizado pelo Instituto Mocam - Movimento Científico

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Sob a presidência do deputado estadual Laerte Gomes (PSD), o Parlamento Amazônico se reuniu na tarde da última terça-feira (19), na Câmara dos Deput

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)