Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ministro do STJ abre a 10ª Conferência Estadual dos Advogados de RO



O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) – Francisco Peçanha Martins – estará nesta quinta-feira (26) em Porto Velho, onde participará da 10a Conferência Estadual dos Advogados, que acontece a partir das 19h, no auditório da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, na rua Paulo Leal, bairro Nossa Senhora das Graças.

Francisco Peçanha fará a abertura do evento, com a conferência inaugural, abordando o tema ‘Advocacia e Justiça’. A palestra do ministro será seguida pelo conferencista Roberto Antônio Busato – ex-presidente da OAB acional, que tratará do tema ‘Advocacia e Cidadania’.

A realização da conferência, com a vinda do ministro do STJ à capital rondoniense, segundo a coordenação científica da conferência, composta pelos advogados Raimundo de Oliveira Filho, coordenador do curso de direito da Faculdade São Lucas; Maria Aparecida – da Uniron, Edílson Gomes, Luiz Fernando Prado – Uniron; e Claudemir Katiary, da Unir, muito se deve ao esforço da coordenação e do presidente da OAB Rondônia, Hélio Vieira.

Quem é Francisco Peçanha

Nascido em 14 de fevereiro de 1938, em Salvador – BA, Francisco Peçanha Martins formou-se bacharel em direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, onde também se especializou em direito econômico.

O ministro já foi diretor do Fórum Ruy Barbosa - 1960/1961, atuou como advogado, inscrito na OAB/BA, desde 10/1/1961, foi consultor jurídico da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio - 1961/1962.

Depois de desempenhar vários outros papéis na administração do direito, Francisco Peçanha ingressou na magistratura, no Tribunal de Justiça da Bahia, em 1990.

Tornou-se ministro do Superior Tribunal de Justiça em 5/2/1991, indicado pelo quinto constitucional da OAB. Atualmente está aposentado do cargo de Ministro do STJ, desde o dia 13 de fevereiro de 2008.

Fonte: Ascom/OAB-RO

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

TSE rejeita último recurso e mantém a chapa eleita em 2022 para o Governo de Rondônia; processo é encerrado definitivamente

TSE rejeita último recurso e mantém a chapa eleita em 2022 para o Governo de Rondônia; processo é encerrado definitivamente

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu, na segunda-feira, 17 de novembro, o julgamento do último recurso pendente na Ação de Investigação Judi

Alero entrega honrarias a mulheres que impulsionam avanços sociais e econômicos em Rondônia

Alero entrega honrarias a mulheres que impulsionam avanços sociais e econômicos em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) promoveu na última segunda-feira (17), uma cerimônia de entrega de Títulos Honoríficos prevista no Requ

Deputado Jean Mendonça volta a cobrar a elaboração do PCCR dos servidores da Polícia Penal de Rondônia

Deputado Jean Mendonça volta a cobrar a elaboração do PCCR dos servidores da Polícia Penal de Rondônia

O deputado Jean Mendonça (PL) voltou a cobrar da equipe do governador Coronel Marcos Rocha a indicação feita em 2023, quando solicitou à Casa Civil,

Presidente da Alero entrega voto de louvor à Facer, em Guajará-Mirim

Presidente da Alero entrega voto de louvor à Facer, em Guajará-Mirim

Na noite do último sábado (15/11), a Câmara de Vereadores de Guajará-Mirim foi palco de uma solenidade marcada por reconhecimento e valorização do s

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)