Terça-feira, 24 de junho de 2008 - 10h34
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Francisco Peçanha Martins estará nesta quinta-feira (26) em Porto Velho, onde participará da 10a Conferência Estadual dos Advogados, que acontece a partir das 19h, no auditório da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, na rua Paulo Leal, bairro Nossa Senhora das Graças.
Francisco Peçanha fará a abertura do evento, com a conferência inaugural, abordando o tema Advocacia e Justiça. A palestra do ministro será seguida pelo conferencista Roberto Antônio Busato ex-presidente da OAB acional, que tratará do tema Advocacia e Cidadania.
A realização da conferência, com a vinda do ministro do STJ à capital rondoniense, segundo a coordenação científica da conferência, composta pelos advogados Raimundo de Oliveira Filho, coordenador do curso de direito da Faculdade São Lucas; Maria Aparecida da Uniron, Edílson Gomes, Luiz Fernando Prado Uniron; e Claudemir Katiary, da Unir, muito se deve ao esforço da coordenação e do presidente da OAB Rondônia, Hélio Vieira.
Quem é Francisco Peçanha
Nascido em 14 de fevereiro de 1938, em Salvador BA, Francisco Peçanha Martins formou-se bacharel em direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, onde também se especializou em direito econômico.
O ministro já foi diretor do Fórum Ruy Barbosa - 1960/1961, atuou como advogado, inscrito na OAB/BA, desde 10/1/1961, foi consultor jurídico da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio - 1961/1962.
Depois de desempenhar vários outros papéis na administração do direito, Francisco Peçanha ingressou na magistratura, no Tribunal de Justiça da Bahia, em 1990.
Tornou-se ministro do Superior Tribunal de Justiça em 5/2/1991, indicado pelo quinto constitucional da OAB. Atualmente está aposentado do cargo de Ministro do STJ, desde o dia 13 de fevereiro de 2008.
Fonte: Ascom/OAB-RO
Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid
Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)