Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ministro da Pesca recebe pleitos de Rondônia


O ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio, recebeu nesta quarta-feira, 21, uma série de reivindicações de uma comitiva rondoniense formada por pescadores, sindicalistas e parlamentares. O senador Acir Gurgacz participou da audiência e solicitou ao ministro mais agilidade na liberação de recursos para os terminais pesqueiros de Porto Velho e Rolim de Moura, para a fábrica de gelo de Ariquemes e para outros projetos do setor pesqueiro no Estado.

“A produção de pescado tem um potencial de crescimento muito grande em Rondônia, principalmente para exportação. Hoje o setor já abastece o mercado do Amazonas, de Manaus, e precisa de mais investimentos para que possa se organizar melhor, aumentar a produção e abastecer os mercados de São Paulo, do Paraná, e de outros países”, projetou o senador Acir Gurgacz.

As reivindicações foram apresentadas ao ministro pelo presidente da Federação de Pescadores Artesanais e Aquicultores do Estado de Rondônia, Hélio Braga. Segundo ele, todos os pedidos já tinham sido feitos para a ex-ministra da Pesca, Ideli Salvati, mas que estavam parados por conta das mudanças no comando da pasta.

“Nós esperamos que o novo ministro da Pesca venha atender o setor pesqueiro de Rondônia com carinho, com investimento maior na cadeia produtiva, com fábricas de gelo, câmeras frias, caminhões e barcos para o transporte do pescado, máquina escavadeira para a construção de açúdes, e estrutura para comercialização direta ao consumidor”, salientou Hélio Braga.

Outra reivindicação dos pescadores ao ministro foi a intervenção do governo federal na liberação da pesca artesanal na bacia do rio Guaporé, proibida por meio de legislação estadual. De acordo com Hélio, o rio Guaporé é um rio federal, pois situa-se na faixa de fronteira com a Bolívia, sendo de competência da União regulamentar seu aproveitamento comercial e fiscalizar a pesca.

O ministro Luiz Sérgio disse que vai atender com urgência as reivindicações do setor pesqueiro de Rondônia e agendou para o dia 8 de outubro a entrega de equipamentos e assinatura de contratos para a pesca no Estado. O evento será realizado em Cacoal, e contará com a presença da presidenta Dilma Rousseff, que também fará a inauguração do Hospital Regional de Cacoal.

Fonte: Camila Pereira
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)