Sexta-feira, 23 de setembro de 2011 - 05h07
O ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio, recebeu nesta quarta-feira, 21, uma série de reivindicações de uma comitiva rondoniense formada por pescadores, sindicalistas e parlamentares. O senador Acir Gurgacz participou da audiência e solicitou ao ministro mais agilidade na liberação de recursos para os terminais pesqueiros de Porto Velho e Rolim de Moura, para a fábrica de gelo de Ariquemes e para outros projetos do setor pesqueiro no Estado.
“A produção de pescado tem um potencial de crescimento muito grande em Rondônia, principalmente para exportação. Hoje o setor já abastece o mercado do Amazonas, de Manaus, e precisa de mais investimentos para que possa se organizar melhor, aumentar a produção e abastecer os mercados de São Paulo, do Paraná, e de outros países”, projetou o senador Acir Gurgacz.
As reivindicações foram apresentadas ao ministro pelo presidente da Federação de Pescadores Artesanais e Aquicultores do Estado de Rondônia, Hélio Braga. Segundo ele, todos os pedidos já tinham sido feitos para a ex-ministra da Pesca, Ideli Salvati, mas que estavam parados por conta das mudanças no comando da pasta.
“Nós esperamos que o novo ministro da Pesca venha atender o setor pesqueiro de Rondônia com carinho, com investimento maior na cadeia produtiva, com fábricas de gelo, câmeras frias, caminhões e barcos para o transporte do pescado, máquina escavadeira para a construção de açúdes, e estrutura para comercialização direta ao consumidor”, salientou Hélio Braga.
Outra reivindicação dos pescadores ao ministro foi a intervenção do governo federal na liberação da pesca artesanal na bacia do rio Guaporé, proibida por meio de legislação estadual. De acordo com Hélio, o rio Guaporé é um rio federal, pois situa-se na faixa de fronteira com a Bolívia, sendo de competência da União regulamentar seu aproveitamento comercial e fiscalizar a pesca.
O ministro Luiz Sérgio disse que vai atender com urgência as reivindicações do setor pesqueiro de Rondônia e agendou para o dia 8 de outubro a entrega de equipamentos e assinatura de contratos para a pesca no Estado. O evento será realizado em Cacoal, e contará com a presença da presidenta Dilma Rousseff, que também fará a inauguração do Hospital Regional de Cacoal.
Fonte: Camila Pereira
Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Um destruidor de relacionamentos, empregos, vínculos, famílias e da saúde física e mental. Assim podemos definir o alcoolismo: a vontade incontrol

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas
Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia
O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi
Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)