Sexta-feira, 23 de setembro de 2011 - 05h07
O ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio, recebeu nesta quarta-feira, 21, uma série de reivindicações de uma comitiva rondoniense formada por pescadores, sindicalistas e parlamentares. O senador Acir Gurgacz participou da audiência e solicitou ao ministro mais agilidade na liberação de recursos para os terminais pesqueiros de Porto Velho e Rolim de Moura, para a fábrica de gelo de Ariquemes e para outros projetos do setor pesqueiro no Estado.
“A produção de pescado tem um potencial de crescimento muito grande em Rondônia, principalmente para exportação. Hoje o setor já abastece o mercado do Amazonas, de Manaus, e precisa de mais investimentos para que possa se organizar melhor, aumentar a produção e abastecer os mercados de São Paulo, do Paraná, e de outros países”, projetou o senador Acir Gurgacz.
As reivindicações foram apresentadas ao ministro pelo presidente da Federação de Pescadores Artesanais e Aquicultores do Estado de Rondônia, Hélio Braga. Segundo ele, todos os pedidos já tinham sido feitos para a ex-ministra da Pesca, Ideli Salvati, mas que estavam parados por conta das mudanças no comando da pasta.
“Nós esperamos que o novo ministro da Pesca venha atender o setor pesqueiro de Rondônia com carinho, com investimento maior na cadeia produtiva, com fábricas de gelo, câmeras frias, caminhões e barcos para o transporte do pescado, máquina escavadeira para a construção de açúdes, e estrutura para comercialização direta ao consumidor”, salientou Hélio Braga.
Outra reivindicação dos pescadores ao ministro foi a intervenção do governo federal na liberação da pesca artesanal na bacia do rio Guaporé, proibida por meio de legislação estadual. De acordo com Hélio, o rio Guaporé é um rio federal, pois situa-se na faixa de fronteira com a Bolívia, sendo de competência da União regulamentar seu aproveitamento comercial e fiscalizar a pesca.
O ministro Luiz Sérgio disse que vai atender com urgência as reivindicações do setor pesqueiro de Rondônia e agendou para o dia 8 de outubro a entrega de equipamentos e assinatura de contratos para a pesca no Estado. O evento será realizado em Cacoal, e contará com a presença da presidenta Dilma Rousseff, que também fará a inauguração do Hospital Regional de Cacoal.
Fonte: Camila Pereira
O Agro em boas mãos: produção de café dobra e realiza sonhos em Nova Brasilândia do Oeste
Uma história de coragem, força, luta, resiliência e muita, mas muito mesmo, fé! Essa é a saga da família do agricultor Hermes Rodrigues de Assunção,
Deputada Cristiane Lopes entrega mobília completa e equipamentos ao CRAS de Rio Crespo
A deputada federal Cristiane Lopes realizou a entrega oficial de equipamentos ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Rio Crespo. O
Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia
A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d