Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ministro da Indústria e Comércio anuncia em Porto Velho programa para aumentar em 20% a produtividade de pequenas e médias empresas


Gente de Opinião

Marcos Pereira disse que o programa será ampliado

O ministro Marcos Pereira (Indústria, Comercio Exterior e Serviços) lançou na sexta-feira (12), em Porto Velho, o Programa Brasil mais Produtivo, que tem por objetivo capacitar em todo o Brasil pequenas e médias empresas com a meta de aumentar sua produtividade em 20%, e o Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), que envolve 16 instituições e tem o propósito de estimular empresas a exportarem seus  produtos. O lançamento, com a presença do governador Confúcio Moura, ocorreu na sede da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero).

Há 90 dias no cargo, Marcos Pereira disse que no último ano a participação da indústria nacional no Produto Interno Bruto (PIB) foi inferior a 10%, mas que está otimista, e que o cenário da economia começa a mudar.

Segundo ele, o Brasil Mais Produtivo e o PNCE foram desenvolvidos para melhorar o ambiente de negócios, alavancar e buscar a retomada da indústria nos cenários nacional e internacional. Os programas foram lançados nacionalmente em abril deste ano, e nos últimos 20 dias o ministro e técnicos do ministério lançaram as propostas no Espirito Santo, Amazonas, Acre e agora em Rondônia.

O investimento no Brasil Mais Produtivo, com execução prevista até o ano que vem, é de R$ 50 milhões, mas o ministro anunciou que está em estudo ampliar a capacitação das atuais três mil empresas previstas, e com isso os recursos existentes. O custo de capacitação para cada empresa é de R$ 18 mil.

São consultores do Serviço Nacional da Industria (Senai) que capacitam as empresas. Elas devem ter entre 11 e 200 empregados, e pertencer ao ramo moveleiro, vestuário e calçados, metalmecânico e alimentos e bebidas, quatro setores prioritários definidos pelo Ministério da Industria, Comércio Exterior e Serviços para acessar o programa. As empresas interessadas devem preencher um cadastro no portal http://www.brasilmaisprodutivo.gov.br/.

“O programa Brasil Mais Produtivo prevê intervenções rápidas, de baixo custo, para impactar a produtividade da indústria. A ideia é revitalizar o processo produtivo das pequenas e médias empresas, muitas vezes ocioso, desatualizado, obsoleto. Revisitar custos, rever desperdícios e elevar sua produtividade minimamente em 20%”, frisou o ministro Marcos Pereira.

O foco do programa, que nasceu no âmbito da Confederação Nacional da Indústria(CNI), é na redução de sete tipos de desperdícios mais comuns no processo produtivo: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos.

O ministro disse que após estudos feitos pelo ministério, dois Arranjos Produtivos Locais do setor moveleiro, em Ariquemes e Ji-Paraná, foram elencados para o Brasil Mais Produtivo. O diretor regional do Senai Rondônia, Valério Duarte, disse que a meta de 40 empresas participantes poderá ser ampliada, e que Porto Velho deverá ser incluído no programa. Dez empresas já estão sendo capacitadas pelo Senai.

Gente de Opinião

Confucio Moura pediu inclusão de mais empresas

O governador Confúcio Moura disse que Rondônia é um estado exportador, com características que favorecem o mercado externo, saudou as iniciativas como uma oportunidade das empresas superarem obstáculos e fez um apelo para que o estado participe do programa com a capacitação de ao menos 100 empresas.

Sobre o Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), o ministro Marcos Pereira disse que representa a soma de esforços de 16 instituições, com objetivo de aumentar a base exportadora local, atuando em três diferentes frentes: identificar empresas cujo produto tenha potencial para atingir o mercado externo, trazendo para a atividade exportadora; tornar habitual as exportações de empresas que exportam esporadicamente; e, por fim, diversificar as exportações das empresas que já exportam de forma habitual.

Em Rondônia, segundo o superintendente da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), Gilberto Batista, existem 170 empresas exportadoras e 8 mil estabelecimentos industriais, matrizes e filiais. Segundo ele, 95% da exportação é feita por grandes empresas, e 2/3 do volume de produtos exportados são carne e soja. Batista disse que, ao contrário do Peru, falta ao pequeno e médio empresário do Brasil a confiança para investir numa cultura exportadora.

“Em tempos de globalização, a indústria e o comércio exterior se revestem da maior importância para alavancar os indicadores de crescimento de uma nação. A indústria manufatura bens e produtos agregando valor e tecnologia. O comércio exterior expõe a qualidade dos produtos brasileiros, equilibrando as trocas e a balança comercial, gerando receita e qualidade de vida”, disse Marcelo Thomé, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero).

Além do governador Confúcio Moura, recepcionaram o ministro em Porto Velho, o senador Valdir Raupp; e os deputados federais Lindomar Garçon, Mariana Carvalho e Marcos Rogério.


Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)