Porto Velho (RO) quinta-feira, 17 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Política

Ministro da Agricultura garante o adiamento da Instrução Normativa que proibia transporte de leite i


O deputado Eduardo Valverde (PT-RO) se reuniu nesta quarta-feira com o Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, na pauta,  Valverde e Moreira Mendes foram solicitar o adiamento da Instrução Normativa 51, do Ministério da Agricultura, criada em 2005 para nivelar o segmento lácteo nacional aos padrões internacionais de produção e qualidade do leite, a IN51 foi implantada inicialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste. A partir deste ano passaria a vigorar nas regiões Norte e Nordeste.  A audiência também contou com a presença do deputado estadual Ribamar Araújo (PT-RO).

Eduardo Valverde afirmou que Rondônia conta hoje com o 8º maior rebanho do Brasil, sem falar na qualidade existente nos mecanismos de produção láctea. O deputado ainda lembrou que a produção leiteira é baseada na pequena propriedade. "Rondônia possui hoje, aproximadamente 12 milhões de cabeças de gado, a atividade é consolidada pela alta qualidade no sanidade de nossos rebanhos" concluiu.

Segundo o deputado estadual Ribamar Araújo, a Instrução Normativa 51 proibe o transporte do leite in natura, sendo permitido somente o transporte deste em veículos com sistema de resfriamento. Caso não fosse adiada a norma passaria a vigorar em junho desse ano. "o adiamento é importante para que adequemos nossos mecanismos de produção ás exigências federais, para isso estamos, através de emendas parlamentares, viabilizando a aquisição de tanques de resfriamento para que sejam distribuidos para as associações dos produtores de leite do Estado" afirmou.

Os deputados Eduardo Valverde e Moreira Mendes lembraram ao ministro o destaque que Rondônia possui frente ao combate e prevenção da febre aftosa. Ribamar Araújo solicitou ao Ministro mais recursos à prevenção da febre em seu Estado. Stephanes lembrou ser impressionante o tamanho do prejuizo decorrente dos problemas na defesa animal. "É necessário que se crie uma "zona de proteção", capaz de atender à todos os estados de fronteira, se isso acontecesse, eliminaríamos esse problema em 80%, afirmou o Ministro.

O deputado Ribamar Araujo agradeceu Reinhold Stephanes pela sua interferência junto ao Governo do Rio Grande do Sul, por ocasião do embargo a carne com osso e ao boi em pé, provenientes de Rondônia. Em tempo, o embargo foi suspenso na última sexta-feira. O deputado Eduardo Valverde sugeriu mais recursos para as áreas de pesquisa e fortalecimento dos sistemas agroflorestais, e aproveitou para convidar o ministro para uma visita à Rondônia.

Fonte: Weslei Gomes Alves

Mais Sobre Política

Presidente Alex Redano participa de encontro do setor de eventos com o chefe da Casa Civil do Governo

Presidente Alex Redano participa de encontro do setor de eventos com o chefe da Casa Civil do Governo

Um dos setores mais afetados com a pandemia do coronavírus é o setor de eventos e entretenimento. Há mais de um ano parado, o segmento enfrenta inúm

Cacoal: durante assembleia dos servidores da Câmara de Vereadores, presidente concede recomposição salarial de 8.36%

Cacoal: durante assembleia dos servidores da Câmara de Vereadores, presidente concede recomposição salarial de 8.36%

O presidente da Câmara, João Paulo Pichek (Republicanos), disse que desde abril estava dialogando com o Sindicato dos servidores públicos de Cacoal