Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ministro da Agricultura garante o adiamento da Instrução Normativa que proibia transporte de leite i


O deputado Eduardo Valverde (PT-RO) se reuniu nesta quarta-feira com o Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, na pauta,  Valverde e Moreira Mendes foram solicitar o adiamento da Instrução Normativa 51, do Ministério da Agricultura, criada em 2005 para nivelar o segmento lácteo nacional aos padrões internacionais de produção e qualidade do leite, a IN51 foi implantada inicialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste. A partir deste ano passaria a vigorar nas regiões Norte e Nordeste.  A audiência também contou com a presença do deputado estadual Ribamar Araújo (PT-RO).

Eduardo Valverde afirmou que Rondônia conta hoje com o 8º maior rebanho do Brasil, sem falar na qualidade existente nos mecanismos de produção láctea. O deputado ainda lembrou que a produção leiteira é baseada na pequena propriedade. "Rondônia possui hoje, aproximadamente 12 milhões de cabeças de gado, a atividade é consolidada pela alta qualidade no sanidade de nossos rebanhos" concluiu.

Segundo o deputado estadual Ribamar Araújo, a Instrução Normativa 51 proibe o transporte do leite in natura, sendo permitido somente o transporte deste em veículos com sistema de resfriamento. Caso não fosse adiada a norma passaria a vigorar em junho desse ano. "o adiamento é importante para que adequemos nossos mecanismos de produção ás exigências federais, para isso estamos, através de emendas parlamentares, viabilizando a aquisição de tanques de resfriamento para que sejam distribuidos para as associações dos produtores de leite do Estado" afirmou.

Os deputados Eduardo Valverde e Moreira Mendes lembraram ao ministro o destaque que Rondônia possui frente ao combate e prevenção da febre aftosa. Ribamar Araújo solicitou ao Ministro mais recursos à prevenção da febre em seu Estado. Stephanes lembrou ser impressionante o tamanho do prejuizo decorrente dos problemas na defesa animal. "É necessário que se crie uma "zona de proteção", capaz de atender à todos os estados de fronteira, se isso acontecesse, eliminaríamos esse problema em 80%, afirmou o Ministro.

O deputado Ribamar Araujo agradeceu Reinhold Stephanes pela sua interferência junto ao Governo do Rio Grande do Sul, por ocasião do embargo a carne com osso e ao boi em pé, provenientes de Rondônia. Em tempo, o embargo foi suspenso na última sexta-feira. O deputado Eduardo Valverde sugeriu mais recursos para as áreas de pesquisa e fortalecimento dos sistemas agroflorestais, e aproveitou para convidar o ministro para uma visita à Rondônia.

Fonte: Weslei Gomes Alves

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano indica implantação de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Deputado Alex Redano indica implantação de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

O deputado estadual Alex Redano apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, solicitando a im

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária realizada na segunda-feira (26), o Projeto de Lei 1243/2025 enviado

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Gente de Opinião Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)